Operação conjunta é realizada contra tráfico de drogas no Centro de Porto Alegre

A 17ª Delegacia de Polícia, em ação conjunta com a Brigada Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação Integração, no Loteamento Santa Terezinha, antiga Vila dos Papeleiros, no Centro de Porto Alegre. A ação visou combater crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação.

Foram cumpridos 56 mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram presas, cinco delas em flagrante por variados crimes, como porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e receptação, além de uma pessoa presa que estava foragida. Foram apreendidas ainda cinco armas de fogo, um simulacro, um veículo, drogas, munições, vários objetos de origem duvidosa – que seriam roubados de pedestres do Centro Histórico -, e a quantia de R$ 85 mil, entre dinheiro em espécie e cheques.

O delegado titular da 17ª Delegacia de Polícia, Fernando Soares, disse que a ação foi batizada como Operação Integração porque ocorreu de forma integrada entre os policiais da 17ª DP e os policiais do Serviço de Inteligência do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar). Houve trocas de informações para identificar a forma de agir e as lideranças da maior organização especializada no tráfico de drogas estabelecida no Centro de Porto Alegre. Conforme o delegado, a investigação apurou que a maioria dos produtos de roubos e furtos no Centro da Capital servia como moeda de troca para aquisição de drogas pelos usuários.

O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, destacou a importância do trabalho integrado entre Polícia Civil e Brigada Militar, que mobilizou um grande efetivo de policiais civis e militares no cumprimento das ordens judiciais, após a troca de informações e trabalho em conjunto durante o período de investigações, até o momento da deflagração da operação policial na manhã desta terça. Aproximadamente 325 policiais civis e 75 policiais militares participaram da operação. Um ônibus da Polícia Civil, cães farejadores da Brigada Militar, além dos helicópteros das instituições foram utilizados para dar apoio durante a ação.