Brigada Militar recebe reforço de mais de mil policiais na próxima segunda-feira

Foto: Rodrigo Ziebell

A partir da próxima segunda-feira (24), a Brigada Militar (BM) passa a contar com 1.018 novos soldados para ampliar o policiamento ostensivo no Rio Grande do Sul. A aquisição resulta da conclusão do curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar que, nesta quinta-feira (20), formou cerca de 400 soldados no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Na sexta (21), ocorrerá a formatura de mais de 430 alunos, também no Gigantinho. Eles se juntam aos mais de 150 soldados que concluíram o curso preparatório na quarta-feira (19), em Tramandaí.

Ao prestigiar a cerimônia no Gigantinho, o governador José Ivo Sartori destacou a importância do ingresso de novos soldados. “É um dia muito esperado, não só por nós, mas por toda a sociedade. Esta semana, estamos formando mais de mil profissionais que reforçarão o policiamento ostensivo no Rio Grande do Sul. É a concretização de uma conquista para a segurança de todos os gaúchos”, destacou.

Paraninfo da turma, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou o alto nível de qualificação dos formandos. “Cerca de 30% dos novos brigadianos possuem curso superior e optaram pela missão de serem os guardiões do povo gaúcho. Homens e mulheres que representam o novo momento da Segurança Pública do RS”, enfatizou.

Para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, o esforço para trazer novos agentes recompõe o efetivo da instituição. “Iniciamos um momento histórico para a corporação, reforçando sua qualidade e ganhando profissionais dedicados em defender a sociedade e a cultura da paz”, ressaltou.

Formação policial

Foto: Rodrigo Ziebell

O Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) começou em novembro de 2016. Durante sete meses de treinamento, os futuros policiais militares cumpriram 1,6 mil horas/aula, distribuídas em 46 disciplinas. Entre elas, técnica policial-militar, uso de arma de fogo, decisão de tiro, abordagem policial e preenchimento de documentação operacional, e estágios operacionais. As aulas ocorreram em dois turnos, na APM (Academia de Polícia Militar), em Porto Alegre, e nas escolas de Formação e Especialização de Soldados, em Montenegro e Osório, e também em espaço físico junto à Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas.

Novo concurso

Na última semana, o governador José Ivo Sartori anunciou um novo concurso para contratação de mais 6,1 mil profissionais para atuar na Segurança Pública. O maior número é para a Brigada Militar, com 4,3 mil vagas, sendo 4,1 mil para o cargo de soldado e 200 para o quadro de oficiais da corporação.

Na ocasião, também foi autorizado o ingresso de mais 49 soldados militares e 75 bombeiros suplentes restantes do último concurso. Os novos membros já entregaram a documentação e foram apresentados no Departamento de Ensino da corporação para iniciar a capacitação.