Quadrilha de roubo de carga de cigarros na zona Norte de Porto Alegre é desarticulada

A Polícia Civil realizou, na manhã desta segunda-feira (19), em Porto Alegre e São Leopoldo, a prisão de dois suspeitos de roubos de cargas de cigarros. Com a ação, a expectativa é que a quadrilha responsável pelos assaltos na zona Norte da Capital tenha sido desarticulada.

Após a ocorrência de roubos a motoristas de veículos de cargas de cigarros, a Polícia Civil identificou, em investigações, indivíduos suspeitos da prática de pelo menos três roubos, sendo um ainda em 2016 e dois em março e abril de 2017. Após representações da autoridade policial, o Poder Judiciário decretou a prisão dos suspeitos.

Agentes cumpriram dois mandados de busca e prisão. Um terceiro homem, suspeito de ter roubado uma carga de cigarros em 2016, na companhia dos demais, já havia sido preso em outubro de 2016, em Viamão. Os presos, que não foram identificados, possuem antecedentes criminais por roubos, roubos de carga e receptação.

Segundo os delegados Alexandre Fleck e Gustavo Bermudes, as ações da DRFC (Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas) do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) visam ao combate “não só de organizações criminosas que atuam praticando o crime de roubo, mas também eventual receptador, destinatário final do produto do crime e fomentador de toda a cadeia criminosa”.

Conforme a Polícia Civil, os criminosos atuam em pequenos grupos e atacam vans dentro de Porto Alegre, no caminho entre a central de distribuição e os pontos de venda de cigarros. O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é usado para outros crimes e compra de armas.