Mais de 11 mil pessoas continuam fora de suas casas no Rio Grande do Sul

11.995 pessoas continuam fora de suas casas no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (15), em razão das chuvas, dos ventos fortes e das cheias dos rios, nas últimas semanas. São 9.404 pessoas desalojadas (que estão em residências de amigos ou familiares) e 2.591 pessoas desabrigadas (que estão em abrigos públicos). São 277 pessoas fora de casa a menos desde o final de tarde da última quarta-feira (14).

Foram constatados prejuízos na área rural em grande parte dos municípios. Em bairros de zonas urbanas ocorreram destelhamentos, queda de postes e cortes de energia elétrica. Até o momento, são 131 os municípios em situação de emergência. Ao todo, são 214 municípios afetados pelas adversidades climáticas. Os principais problemas estão na Fronteira Oeste.

A Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento das coordenadorias regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária aos órgãos de segurança das localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxilio podem ser encaminhados pelo telefone 199.