Dono de supermercado é preso por furto de energia elétrica em Porto Alegre

O proprietário de um supermercado foi preso em flagrante por furto qualificado de energia elétrica, nesta terça-feira (13), na zona Sul de Porto Alegre. O desvio de energia foi verificado em um estabelecimento na avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Aberta dos Morros. Agentes da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), Polícia Civil e IGP (Instituto-Geral de Perícias) participaram da ação.

Uma contactora (dispositivo eletromecânico) na parte interna do mercado funcionava como circuito de comando, efetuando o controle de cargas do local. Conforme cálculos da CEEE, o prejuízo com a energia não cobrada é de R$ 15,6 mil.

O proprietário do Mercado e Açougue Navegantes foi encaminhado ao sistema prisional. O furto qualificado de energia elétrica – o popular “gato” – é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal, cuja pena pode variar de dois a oito anos de prisão.

Nos últimos 15 meses, a CEEE fiscalizou mais de 34,5 mil unidades consumidoras, incluindo todos os segmentos de consumo e cidades atendidas. O prejuízo com a eletricidade consumida e não paga é de pelos menos R$ 30 milhões, segundo a companhia.