ação positiva

Prefeitura de Canoas lança projeto para captar talentos do esporte

A ginástica rítmica é uma das modalidades oferecidas no Talentos do Esporte. Foto: Luiz Costa/SMCS

O Brasil já foi sede dos Jogos Olímpicos, mas é um país que não investe no esporte. Pois é, imagina como seria o povo brasileiro se o governo investisse no esporte e educação… talvez o Brasil continuaria sendo conhecido como o país do futebol (ou de outros esportes) e não como é atualmente: país dos homicídios.

Mas pelo jeito Canoas, na Região Metropolitana, quer mudar isso, mostrar que a administração pública pode fazer isso: investir nas pessoas através do esporte. A prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), lançará o projeto Talentos do Esporte no próximo dia 14 de junho, às 19h, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas.

“O programa tem como objetivo captar, lapidar e dar mais visibilidade a atletas canoenses. A iniciativa vai capacitar crianças, jovens e adultos para a prática esportiva em seis diferentes modalidades. Além disso, quer implementar valores de cidadania, inserindo a prática de vivências corporais e dos esportes de base, contribuindo para a formação geral, para o desenvolvimento das potencialidades e para o despertar do sujeito cidadão de cada um. Com isso, o Talentos vai proporcionar espaços para o encontro de novos talentos esportivos que, muitas vezes, não têm oportunidades de serem explorados”, ressalta a prefeitura em seu site.

O projeto foi idealizado pelo prefeito Luiz Carlos Busato, que tem como meta tornar Canoas a cidade do esporte. “É um projeto que nós há muito tempo sonhávamos, para dar oportunidade para as crianças que tem aptidão para o esporte atingirem o profissionalismo. Podemos estar buscando, aqui em Canoas, atletas olímpicos, atletas profissionais, esse é o objetivo desse programa, além de tirar da criminalidade, tirar do ócio e dar um motivo de vida para essas crianças.”

Sem custos 

Os participantes do Talentos contarão, durante toda a execução do projeto, com transporte gratuito e uniformes para os treinamentos e também para as competições. “O grande diferencial do projeto é a oportunidade de todos os participantes estarem com as mesmas condições de trabalho, desde a locomoção até o fornecimento de material. Nas futuras competições oficiais, os atletas também contarão com hospedagem e alimentação pagas pela Prefeitura.”

Escolha de talentos

Na primeira fase do programa, os alunos foram pré-selecionados pelos professores de educação física das escolas, que indicaram para a Prefeitura os possíveis talentos aptos a participarem do projeto.

A etapa seguinte é a realização de peneiras, que já estão em andamento. Serão selecionados nessa fase 15 participantes para cada categoria nas diferentes modalidades. As equipes, que deverão contar com 20 atletas cada, serão reforçadas com talentos identificados nas Competições Escolares Canoenses (Ceca). No total, o Talentos vai oferecer mais de 700 vagas.

Próximas peneiras

As próximas peneiras serão realizadas para a categoria adulto, de 18 a 35 anos. Elas serão realizadas no Centro Olímpico Municipal (COM), na rua Araguaia, 1151, no bairro Igara.

Basquetebol

Data: 12 de junho
Horário:
19h – Masculino

Handebol

Data: 12 de junho
Horários:
20h30 – Feminino
22h – Masculino

Voleibol

Data: 13 de junho
20h – Feminino (quadra 1)
20h – Masculino (quadra 2)

Modalidades contempladas no Talentos do Esporte:

Basquetebol, handebol, voleibol e taekwondo

Categorias:
Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Adulto

Naipes:
Masculino e Feminino

Ginástica rítmica

Categorias:
Sub-11, Sub-12, Sub-15, adulto acima de 16 anos

Naipe:
Feminino

Atletismo (paradesporto)

Categoria:
Escolar

Naipes:
Masculino e Feminino

Locais de treinamento:

– Centro Olímpico Municipal (COM)
Rua Araguaia, 1151 – Igara
Modalidades: handebol, voleibol e basquetebol

– Centro de Esporte e Lazer (CEL) São Luís
Rua Engenheiro Rebouças, 1000 – São Luís
Modalidades: handebol, voleibol e ginástica rítmica

– Complexo Cultural e Esportivo (CCE) Martin Luther King
Rua Clovis Bevilacqua, 1770 – Harmonia
Modalidades: Taekwondo