Governo do RS autoriza construção da barragem da Corsan em São Sepé

investimento garantirá segurança hídrica aos 23 mil habitantes, que atualmente sofrem com desabastecimento - Foto: Tiago Belinski/SOSH

A construção da barragem da Corsan no rio São Sepé foi autorizada pelo governo do Rio Grande do Sul em reunião na prefeitura.

De acordo com o governo do Estado, com investimento de R$ 2.307.212,76 milhões, a estrutura garantirá segurança hídrica aos 23 mil habitantes de São Sepé, que atualmente sofrem com a falta de abastecimento. Também será ampliada a profundidade do ponto de captação de água da Corsan, sendo possível aproveitar o poço de bombas e a atual adutora de água bruta.

A ordem de início dos serviços para a construção da barragem foi assinada pelo diretor de Saneamento da SOP, Jean Bordin, e pelo diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon. “A barragem é um marco histórico que garantirá segurança hídrica à comunidade e dará mais suporte ao crescimento e ao desenvolvimento dos cidadãos”, destacou Bordin.

O prefeito Leocarlos Gazzoni Girardello lembrou que a obra acabará com a “angústia da comunidade”, que sofre com a falta de abastecimento. “Temos um paradoxo em São Sepé. Quando chove, nós ficamos sem água, já que o rio é muito arenoso e acaba atrapalhando o sistema de sucção da Corsan”, ressaltou. “Agora, teremos a tranquilidade de contar com água nas nossas torneiras”, comemorou.