Autoridades de saúde confirmam 105 casos de toxoplasmose em Santa Maria

Coletiva de imprensa esclareceu dúvidas e apresentou novos dados do surto de Toxoplasmose em Santa Maria. Foto: Deise Fachin/Divulgação

As autoridades de saúde do Rio Grande do Sul e de Santa Maria atualizaram os números sobre o surto de toxoplasmose no município da região central. Até o momento, foram 262 notificações de casos suspeitos, 231 casos investigados, 105 casos confirmados (sendo 18 gestantes) e 11 exames negativos.

O balanço foi apresentado em coletiva concedida pela diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, e a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte.

Os casos foram registrados em 19 bairros de Santa Maria. Foram notificados dois óbitos fetais, de 28 e 36 semanas de idade gestacional e as mães diagnosticadas com toxoplasmose aguda. Também há um lactente (que ainda mama) de quatro meses. Mãe e criança são toxo-positivas.

“Ainda é um momento de muito cuidado, especialmente com as gestantes. Mas, garantimos os remédios e, também, que estamos trabalhando, com apoio do Governo Estadual e Federal, para descobrir a origem da Toxoplasmose na cidade”, afirmou Pozzobom.