Fechado há meses

Prefeitura e BM se reúnem para definir data de reabertura de posto na Redenção

Entrega da base operacional da Guarda Municipal do Parque Farroupilha (Redenção) Foto: Ivo Gonçalves/ PMPA [Arquivo Plantão RS / 25.set.2016]

Uma reunião nesta quinta-feira (12) vai discutir a reativação do posto da Brigada Militar no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O local, que foi desativado pela polícia em 2016 e que foi transferido em setembro do mesmo ano para a Guarda Municipal, está fechado há meses.

A reunião está marcada para as 14h30, no Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic), localizado na rua João Neves da Fontoura, 91. O encontro, segundo a Prefeitura, servirá para definir uma data de reabertura do posto. Participam da conversa o secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse, a Guarda Municipal, o 9º Batalhão de Polícia Militar e representantes da Associação dos Amigos do Bairro Bom Fim.

O antigo posto da BM ainda está em fase de organização no que diz respeito à instalação elétrica e pintura, conforme a administração municipal. As negociações para reabertura do posto da Redenção ocorrem desde maio.

Leia mais:  Prefeitura de Porto Alegre anuncia novos parcelamentos de salários até dezembro

À época, o secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse, afirmou que era “preciso fazer um projeto para termos uma estrutura de posto modelo”. A Redenção também conta com monitoramento por meio de cercamento eletrônico. Ao todo, são 26 câmeras integradas por meio de um sistema que capta imagens e as transmite para o Ceic.

Desde que foi fechado, em abril de 2016, os moradores e empresários do bairro Bom Fim estão em tratativas para tentar reverter a decisão, tomada pela própria BM por falta de efetivo. O local foi repassado à Guarda Municipal de Porto Alegre, mas nunca foi – no fim das contas – usado.

Uma viatura da BM estava parada em frente ao prédio na tarde desta quarta-feira (11). No entanto, o posto seguia fechado.