Primeira semana de vacinação imuniza mais de 70 mil pessoas

Idosos compõem o maior grupo prioritário. Foto: Cristine Rochol/PMPA

De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações Web, 70.298 doses da vacina contra gripe foram aplicadas em pessoas de grupos prioritários em Porto Alegre, na primeira semana da campanha de vacinação, até as 16h desta sexta-feira, 27.

Segundo os dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, 17,72% dos grupos prioritários aproveitaram os primeiros dias da campanha para fazer a imunização e garantir proteção contra a influenza. O maior número de vacinados, segundo os registros, está no grupo dos idosos: 53.062. Os idosos compõem o maior grupo prioritário.

Compõem os grupos que integram a meta: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e indígenas. Também serão vacinados pela rede pública pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede básica e ensino superior.

De acordo com o vacinômetro, a população estimada para imunização é de 386.799, mais as pessoas com comorbidades, que ultrapassam 192 mil pessoas (desse grupo, foram registradas 15.947 doses no SIPNI). Até o final da campanha, devem ser destinadas para Porto Alegre cerca de 595 mil doses da vacina contra influenza.