Prefeitura de Porto Alegre convoca profissionais para atendimento em saúde

Somando efetivos e temporários, serão 309 novos servidores na rede municipal. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre anunciou o chamamento de 105 profissionais aprovados em concurso para os serviços de saúde do município. Eles atuarão no Hospital de Pronto Socorro, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde e reforço das equipes de saúde mental das estruturas.

A prefeitura informou que a secretaria ainda está realizando processo seletivo interno para diversas vagas, “valorizando os servidores do quadro, usando mérito como critério de transferências”.  O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, anunciou ainda a contratação de 68 profissionais por meio do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família .

“Este reforço nas equipes de saúde do município significa um atendimento mais adequado para a população. Com isso, além de repor o efetivo, ainda ofertamos condições melhores aos pacientes. Somando efetivos e temporários, a prefeitura está totalizando 309 novos profissionais na saúde pública de Porto Alegre”, disse o secretário.

  Operação inverno
Já está na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei do Executivo que trata da Operação Inverno. Por meio dele, será possível a contratação temporária de profissionais por 120 dias. Conforme o comunicado, há aumento de demanda por consultas nesta época do ano devido aos agravamentos de problemas respiratórios que acometem principalmente crianças e idosos.
A estimativa de início é 1º de junho, e a previsão para contratação temporária é de 136 profissionais de saúde (29 enfermeiros, 88 técnicos, três farmacêuticos, 16 auxiliares de farmácia), todos da lista de aprovados em concurso público.