Aulas suspensas

Aulas da rede pública estadual estão suspensas nesta segunda-feira

Instituto de Educação é umas 715 escolas da rede estadual que atualmente passam por reformas. Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini
Instituto de Educação é umas 715 escolas da rede estadual que atualmente passam por reformas. Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que está orientando as Coordenadorias Regionais de Educação (CRES), a suspenderem as aulas nesta segunda-feira (28), em toda a rede pública estadual, devido à greve dos caminhoneiros. A Secretaria afirma que nenhum aluno será prejudicado, e que as aulas serão totalmente recuperadas oportunamente.

A Seduc informa, também, que nesta segunda-feira, estará avaliando a manutenção ou não desta suspensão, atenta aos desdobramentos da greve, e na busca do melhor para os alunos e da comunidade escolar.

Reformas de escolas 

Até o final do mês de maio, pelo menos oito instituições de ensino terão suas obras concluídas pela força tarefa das secretarias estaduais de Educação (Seduc), de Obras (SOP) e de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Outras três, localizadas na área de abrangência da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tiveram a ordem de início assinada no dia 14.

Foram finalizadas as reformas nas escolas Bela Vista, de Passo Fundo; Herzelino David Bordin, de Marau; Belarmino Américo, de Santa Cecília do Sul; Ernesto Tocchetto, de Passo Fundo, Raimundo Côrrea, de Ernestina; e Retanh Leopoldino, de Muliterno.

Já as instituições de ensino Tancredo Neves, de Iraí; Pedro Gemelli, de Seberi; e Waldemar Sampaio Barros, de Frederico Westphalen; tiveram assinada a ordem de início das obras.Os trabalhos incluem serviços como troca de assoalhos e forros, reparo em infiltrações, construção de novas salas, reformas em bibliotecas, reformas elétricas, consertos de telhados, reforma hidráulica e revitalização de ginásio de esportes.

Obras entregues

A reforma do ginásio da Escola Leopoldo Ost, localizada no município de Santo Cristo, na 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), teve um investimento R$ 97 mil.

A entrega da obra, realizada no dia 19 de maio, contou com a presença da coordenadora da 17ª CRE, Roseli Shafer. Na ocasião, ela ressaltou a importância da reforma. “O ginásio da escola é o único do munícipio. Além de atender os estudantes da instituição de ensino, o local também recebe eventos da comunidade”, afirma.

A reforma do telhado do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi entregue nesta quinta-feira (24), com um investimento de R$ 442 mil.

A diretora do Instituto, Ana Bembom, lembrou que, desde 2012, a escola sofria com alagamentos, com danos a salas e laboratórios a cada chuva forte. Ela relatou que uma mobilização pela reforma completa do telhado foi iniciada em conjunto com a 24ª CRE, no início da atual gestão, em 2015. “O que vemos hoje é algo que nos deixa tranquilos. A nova estrutura nos deixa bem mais seguros”, afirma.

Para a coordenadora da 24ª CRE, Julieta Prestes, o trabalho em conjunto entre escola e coordenadoria tem como foco o aluno. “Vamos continuar lutando, juntos, para que o Instituto João Neves continue fazendo história com uma educação de qualidade, formadora de profissionais competentes que darão sequência à tarefa de educar”, destaca, Julieta, que foi aluna e professora da instituição de ensino.

Instituto de Educação

A abertura dos envelopes com as propostas para retomada das obras de restauração completa do Instituto de Educação Flores da Cunha será realizada na terça-feira (29), às 10 horas, na Central de Licitações do governo do Estado (Celic). Marcada inicialmente para o dia 10 de maio, a data teve que ser alterada devido a um pedido de informações sobre o edital feita por uma empresa.

Missão do Bird

Apesar da crise financeira que o Estado atravessa, o Rio Grande do Sul está cumprindo todas as metas estabelecidas para melhorar a Educação. A avaliação é dos executivos do Banco Mundial, o Bird, responsável por empréstimos ao governo gaúcho.