Na caverna

Resgate na Tailândia: Marinha confirma que quatro garotos foram resgatados

Crédito: Reprodução / BBC News / CBS News

A Marinha tailandesa confirmou que quatro meninos que estavam presos em uma caverna foram resgatados. Os dois primeiros trazidos de volta viajaram cerca de 1km debaixo d’água, com a primeira saída às 17h40, horário local (7h40 no horário de Brasília). A segunda foi às 17h50, segundo a imprensa local.

“Nossa operação foi mais bem-sucedida do que esperávamos”, disse Narongsak Osatanakorn, chefe do centro de comando conjunto que coordena o resgate, em coletiva de imprensa no domingo. Ele não confirmou, no entanto, quais garotos foram resgatados.

O salvamento dos oito jovens e do treinador do time de futebol juvenil será retomado daqui 10 a 20 horas, por questões “logísticas” e para preparar os equipamentos de socorro. O resgate foi concluído para a noite e será retomado em 10-20 horas, porque “nós usamos todo o oxigênio”, segundo Narongsak, que disse que os mais saudáveis foram retirados primeiro.

Leia mais:  Após encontro com Putin, Trump é criticado por oposição e aliados

“Será entre 10 e 20 horas, mas não acima de 20. Mas temos que avaliar todos os fatores”, avaliou o chefe da operação de resgate. Ele disse que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco mergulhadores tailandeses estavam participando do resgate e que dois mergulhadores acompanhariam cada garoto à medida que eles fossem gradualmente sendo extraídos da caverna.

A operação está marcada para ser retomada às 8h, horário local, com funcionários e voluntários animados pelo fato de que seu método de resgate dos garotos pelo mergulho foi bem-sucedido.