EM BUSCA DO TETRA

Grêmio vence, garante primeiro lugar no grupo e vai às oitavas na Libertadores

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Foi no frio, foi sem brilho, mas a noite desta quarta-feira foi de vitória do Grêmio na Libertadores. O Tricolor bateu o Defensor do Uruguai na Arena, em jogo que fechou a primeira fase da competição, e confirmou o primeiro lugar no grupo 1.

Era esperado que o time uruguaio viria a Porto Alegre para buscar um empate, utilizando uma estratégia defensiva assim como os últimos adversários gremistas. O desafio de Renato Portaluppi era fazer sua equipe vencer defesas fechadas e para isso ele tinha nas mãos um time com vários desfalques. As ausências dos lesionados Éverton, Arthur e Jael, e do zagueiro Pedro Geromel, que foi convocado pela Seleção Brasileira, já eram conhecidas, mas para o confronto de hoje o Grêmio não teve também Cortez e Hernane.

Assim a formação titular teve o acréscimo de Bressan na zaga, Marcelo Oliveira na esquerda, Cícero no meio-campo e Thonny Anderson improvisado na frente, além de Maicosuel que mais uma vez ganhou chance do treinador para melhorar seu desempenho. Mas durante toda a primeira etapa a história foi a mesma do último jogo, contra o Paraná pelo Brasileirão. O Tricolor tocou a bola, dominou o jogo, mas não conseguiu vencer a defesa.

E até mesmo defeitos que não apareciam no time da Arena começaram acontecer, como erros de passes e bolas cruzadas sem precisão para a área do Defensor. Para aumentar ainda mais a necessidade de conseguir vitória, o Cerro Porteño já vencia o Monagas por 2 a 0 no início da segunda etapa de seu jogo e estava empurrando o Grêmio para o segundo lugar no grupo 1.

Demorou menos de 10 minutos do segundo tempo para Renato decidir tirar Maicosuel e colocar o garoto Lima no jogo. O time até melhorou um pouco sua postura e buscou com mais ímpeto o ataque, evitando muitos passes laterais que acabavam atrasando jogadas de ataque. A defesa dos uruguaios continuou firme, postada em frente sua área e, como o toque de bola não estava resolvendo, o camisa 7 Luan resolveu arriscar de fora da área e conseguiu marcar o gol da vitória acertando um lindo chute no canto esquerdo do goleiro Matias Rodríguez.

Mesmo sem brilhantismo, a vitória confirmou o primeiro lugar no grupo para o Tricolor que fechou a primeira fase com 14 pontos, alcançando a segunda posição na classificação geral da competição. Agora os confrontos das oitavas de final da Libertadores serão definidas por sorteio. Todos os líderes dos grupos enfrentarão algum dos segundos colocados classificados.