É campeão! Com mais uma goleada, Grêmio volta a conquistar o Campeonato Gaúcho

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

É Campeão! O Grêmio voltou a golear o Brasil de Pelotas, em partida nesta tarde no estádio Bento Freitas, e conquistou o seu 37º título regional, somando mais uma taça à lista de sucessos do time comandado por Renato Portaluppi.

O tricolor entrou em campo com uma vantagem muito grande em relação ao seu adversário, já que havia vencido a primeira partida pelo placar de 4 a 0 na Arena, uma semana atrás. Ao Brasil não restou outra alternativa senão contar com o apoio da fanática torcida Xavante e se jogar ao ataque nos minutos iniciais. E assim aconteceu. Com muita vontade e jogadas duras, o time de Pelotas tentou fazer o famoso abafa e chegou a ter algumas situações importantes na parte ofensiva. A melhor jogada foi quando Alisson Farias bateu forte, de fora da área, e acertou o travessão do goleiro Marcelo Grohe.

Porém a diferença técnica entre os dois times era muito evidente e aos pouco o Grêmio conseguiu acalmar a partida e começou a tocar a bola de maneira envolvente. Essa característica rendeu diversas chances ao tricolor. Luan e Jael foram os que tiveram os melhores lances para abrir o marcador no primeiro tempo.

Assim como aconteceu no primeiro encontro entre as equipes, o Brasil teve que disputar a segunda etapa com um jogador a menos. Logo no início da parte final, o volante Leandro Leite foi driblado por Jael e parou o atacante gremista com vários puxões. O árbitro Leandro Vuaden aplicou o cartão amarelo, mas o jogador Xavante já havia recebido a advertência no primeiro tempo quando se envolveu em lance violento com Luan. Dessa forma o jogador foi expulso e deixou o campo depois de muitos protestos com a arbitragem.

Depois disso, a partida esfriou e em diversos momentos não parecia uma final de campeonato. O Grêmio não tinha nada com isso e, sem muito esforço, tocou a bola, avançou e empurrou o Brasil para dentro da sua área. Renato mandou Alisson, Thonny Anderson e Cícero a campo nos lugares de Ramiro, Jael e Luan.

E assim o gol saiu ao natural. Aos 36 minutos, Léo Moura avançou pela direita e cruzou rasteiro para Thonny Anderson que bateu em direção a pequena área onde estava Cícero para completar pra fundo do gol. Menos de cinco minutos depois, o Brasil totalmente batido, cometeu erro na saída da defesa e a bola sobrou para Alisson fazer um golaço, chutando de fora da área no ângulo do goleiro Marcelo Pitol.

Para fechar o título com goleada, aos 44 minutos o capitão Maicon lançou Léo Moura dentro da área para desviar e sair para o abraço. Quando Leandro Vuaden apitou o final do jogo a festa tricolor tomou conta do Estado. O Grêmio volta a conquistar o Gauchão oito anos depois de seu último sucesso, em 2010. Mais um título, mais uma conquista e a torcida azul em Pelotas fez ecoar o grito de campeão no Bento Freitas.