Grêmio empata com Avenida e disputa título do Gauchão contra o Brasil de Pelotas

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio empatou com o Avenida e garantiu, assim, seu lugar na final do Campeonato Gaúcho. O tricolor ficou no 1 a 1 com o time de Santa Cruz do Sul na noite desta quarta-feira na Arena e, agora, enfrenta o Brasil de Pelotas para definir quem levanta o caneco do Gauchão. O volante gremista Arthur abriu o placar na primeira etapa e Diego Torres igualou o marcador na parte final.

Com o resultado de 3 a 0 da primeira partida, a vaga tricolor para a decisão estava praticamente garantida. Renato Portaluppi mandou um time misto a campo, com a inclusão de jogadores que não são considerados titulares, como Paulo Victor, Paulo Miranda, Alisson, Maicosuel e Hernane Brocador.

Mesmo sem forçar para cima dos visitantes, o time do Grêmio não teve maiores dificuldades durante o jogo. Na primeira etapa algumas situações de ataque foram criadas e Alisson teve ótima chance de marcar em um chute forte de dentro da área, logo aos 2 minutos, que foi defendido pelo goleiro Rodrigo.

O Avenida se limitou a tocar a bola e tentar fazer com que as iniciativas tricolores não chegassem até sua área. Mas não foi o que ocorreu. Aos 30 minutos Bruno Cortêz cobrou lateral rapidamente para Hernane; o centroavante passou para Arthur bater forte e sair para comemorar. É o terceiro gol de Arthur nos últimos jogos, evidenciando que o volante contratado pelo Barcelona tem evoluído nas finalizações.

Com a vantagem aumentada, os comandados de Renato passaram a levar o jogo com ainda mais tranquilidade. Na segunda etapa Alisson teve, novamente, ótima chance para marcar em mais um chute dentro da área, mas desta vez errou o alvo e jogou por cima da meta.

Somente 4 gols fariam o Avenida atingir a façanha de se classificar para a final, uma tarefa praticamente impossível mas, contando com a tranquilidade gremista, o time de Fabiano Daitx conseguiu chegar pelo menos ao empate. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio de Itaqui pela direita, Diego Torres teve liberdade para cabecear e acertar o canto do gol de Paulo Victor.

O tricolor ainda desperdiçou uma chance incrível de vencer a partida quando Luan fez um carnaval pelo lado direito, colocou o marcador Ayrton pra dançar, e cruzou na cabeça do lateral Madson, que acertou o travessão. Em resposta, 3 minutos depois, Marques bateu em cima do goleiro gremista depois de um bom contra-ataque do Avenida.

Definida a final, o primeiro jogo entre Grêmio e Brasil acontece no próximo domingo, às 16h, na Arena. O confronto decisivo será uma semana depois, no dia 8 de abril, no estádio Bento Freitas, em Pelotas.