Vipal Borrachas lança três novas máquinas para reforma de pneus

Novos equipamentos são inteiramente desenvolvidos pela empresa. Foto: Divulgação

Só quem está sempre ao lado de seus parceiros e conhece de perto as necessidades do mercado em que atua tem condições de criar as melhores soluções. É o caso da Vipal Borrachas. Inovadora e olhando sempre à frente, a empresa lançou novas máquinas: a Orbitread e a Orbicushion, grandes novidades do mercado de reforma de pneus brasileiro desde ano. Em 2016, a empresa havia iniciado neste segmento com o lançamento da máquina para raspagem de pneus VR01 Smart, nas versões Uno e Duo (uma ou duas posições de raspagem, respectivamente).

Lançadas durante a Pneushow 2018, ocorrida em junho, as novidades da Vipal Borrachas fizeram sucesso no estande da feira. Uma delas é a Orbitread VOT2200 Heavy Duty, desenvolvida para aplicação de tira de borracha (orbitira) na reforma de pneus agrícolas. O outro equipamento, a Orbicushion, vem em três versões: VOC560 Cargo, VOC760 Cargo e VOC1160 Cargo, todos voltadas para aplicação de borracha de ligação no processo de reforma de pneus com a vantagem de oferecer baixo custo.

A Heavy Duty reúne o que existe de melhor em tecnologia em uma única máquina. Inédita no Brasil, conta com diversas funcionalidades alinhadas com o que existe de vanguarda no mercado internacional. Já a Cargo, além do baixo custo, utiliza componentes de grande qualidade e robustez, suprindo de forma otimizada as demandas da aplicação de ligação nas reformadoras.

Segundo o Diretor Comercial e Marketing da Vipal Borrachas, Guilherme Rizzotto, “os lançamentos das novas máquinas seguem a constante estratégia da empresa de apresentar inovações para o mercado, oferecendo sempre as melhores soluções para os nossos clientes”. Rizzotto comenta ainda que “a Vipal já investe em soluções de maquinário para a Vipal Rede Autorizada, como foi o caso da VR01 Smart Uno e VR01 Smart Duo, primeira linha de equipamentos que lançamos. As novas máquinas vêm agora para potencializar o portfólio de produtos da Vipal”.

Ganhos para o reformador

A tecnologia empregada na Orbitread VOT2200 Heavy Duty possibilita uma série de vantagens para os reformadores da Vipal Rede Autorizada. A começar, a redução no volume de estoque, visto que não existe necessidade de compra de diversos tamanhos de camelback. Igualmente, diminui o desperdício de matéria-prima para setup inicial e ajuste para as dimensões dos moldes. Também há uma “maior precisão e consistência na aplicação do material no pneu devido à leitura dimensional do pneu durante todo o processo”, sinaliza Evandro Rossi, Gerente de Engenharia Industrial da Vipal. O reformador tem ainda a garantia de ergonomia e segurança na operação, bem como um processo mais ágil, com cobertura do pneu em menor tempo. A estrutura da máquina, desenvolvida para trabalho pesado, proporciona estabilidade dimensional e vida longa ao equipamento. Isso sem falar no sistema que auxilia no controle de custos, indicando a quantidade de borracha por pneu.

Leia mais:  Oi inicia parceria e promove vendas de smartphones da ASUS

Por sua vez, as máquinas Orbicushion VOC560 Cargo, VOC760 Cargo e a VOC1160 Cargo trazem como ganhos a redução no consumo de matéria-prima e maior precisão e consistência na aplicação do material no pneu, além de reduzirem o tempo no processo de reforma e aumentar a qualidade do produto final.

Além disso, a equipe da Vipal pode realizar a manutenção através do suporte remoto para ambas as máquinas. “Suas interfaces, feitas através de computador e supervisório, garantem agilidade, operação amigável e conectividade com sistemas de TI, proporcionando troca de informações com sistemas de automação de chão de fábrica”, diz o Gerente de Engenharia Industrial da Vipal.

Revolução em performance

A VOT2200 Heavy Duty é dotada de sistema de leitura do perfil do pneu raspado, o que permite que a máquina realize a leitura das dimensões do pneu a ser trabalhado através de um scanner desenvolvido pela própria Vipal. Através deste software, o perfil do pneu é desenhado em um gráfico onde são carregados os parâmetros para a construção automática do mesmo. “A máquina possui também conexão remota, possibilitando o suporte técnico à distância, diferencial que somente a Vipal possui no mercado brasileiro”, ressalta Rossi.

Ainda, segundo Rossi, possibilita que as receitas sejam pré-determinadas através do dimensional do molde. “No que se refere ao ajuste na própria máquina, este é feito automaticamente e sem a necessidade de força humana, contando também com sistema de posicionamento de calços dos pratos totalmente automatizados e vinculado à receita do pneu”, complementa.

Também capazes de fazer receitas pré-determinadas através de cadastro de produtos, as três versões da máquina VOC Cargo contam com interface “touch screen” para operação do equipamento e componentes de automação de última geração.

“A Orbitread e a Orbicushion vieram para inovar no segmento de reforma de pneus no Brasil. Por isso podemos afirmar que são mais que simples máquinas: são uma revolução em performance”, destaca Guilherme Rizzotto.