Projeto gaúcho é selecionado pelo Edital de Cultura 2018 da Oi e Oi Futuro

5˚ Festival Kino Beat foi o projeto escolhido no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação
5˚ Festival Kino Beat foi o projeto escolhido no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

A Oi e o Oi Futuro anunciaram nesta quinta-feira (17) os projetos selecionados pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2018, que inclui iniciativas de todas as regiões do Brasil, para a programação do Centro Cultural Oi Futuro, e ocupação do LabSonica, espaço de experimentações artísticas do Lab Oi Futuro. A lista completa está no site www.oifuturo.org.br. O 5˚ Festival Kino Beat – festival de música exploratória, performances audiovisuais multimídia e artes integradas – foi o projeto escolhido no Rio Grande do Sul.

A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e apoia projetos de diversas naturezas que já atraíram mais de 7 milhões de pessoas desde 2003. A Oi, por meio do Oi Futuro, promove, apoia e desenvolve ações inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e da sociedade. Com atuação nas frentes de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte, o instituto acelera iniciativas que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo, que fomentam a pesquisa e a experimentação e que estimulam conexões.

No novo formato de edital que o Oi Futuro propôs a partir de 2017, mais afinado com as formas de criação contemporâneas, foram eliminadas as categorias e áreas artísticas – como Música, Teatro, Artes Visuais – valorizando a convergência de linguagens.

5˚ Festival Kino Beat – imagem e som em movimento

Festival de música exploratória, performances audiovisuais multimídia e artes integradas. O experimental, o sensorial e a imersão, são premissas para composição do seu programa, que se espalha pela cidade, ocupando teatros, galerias, museus e casas noturnas. Diluindo fronteiras entre linguagens e gêneros, as atrações são apresentadas em diversos formatos, transitando entre shows musicais, performances audiovisuais, instalações, happenings, exposições, workshops e mostras de filmes. Para a sua quinta edição, o festival vai fazer um apanhado de todos os formatos de programação já apresentados em edições passadas, e reuni-los em um único programa.