Oi busca parceria para franquias em Passo Fundo, Carazinho e mais oito cidades

Companhia conta com 71 franquias no RS. Foto: Divulgação
Companhia conta com 71 franquias no RS. Foto: Divulgação

A Oi está prospectando novos franqueados nas cidades de Passo Fundo e Carazinho para abrir seu próprio negócio com a marca Oi em 2018. Na cidade de Passo Fundo, onde a Oi já conta com uma franquia Oi Atende, a companhia busca parceria para abertura de franquia no novo Passo Fundo Shopping e também para escritórios comerciais e em Carazinho para nova franquia no centro da cidade.

Com um dos melhores retornos de investimento do mercado e uma marca entre as mais importantes do País, presente em todo território nacional, a Oi oferece aos franqueados métodos e processos consolidados, gestão e suporte profissionais e amplo programa de treinamentos.

No Estado, a Oi está ampliando o atendimento a seus clientes onde a companhia conta com 71 franquias entre Agex, Franquia de Alto Valor, Franquia Simples e Oi Atende, localizadas em diferentes cidades como Porto Alegre, Gramado e Pelotas. A Oi está prospectando para este primeiro semestre novos franqueados em 10 cidades gaúchas: Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Torres e Viamão.

O diretor de Varejo da Oi na Região Sul, Giovani da Silva, ressalta a ampliação no atendimento ao consumidor como estratégica para a companhia: “Continuamos investindo no mercado gaúcho que é estratégico para a Oi. Temos as melhores ofertas do mercado e a novas lojas são essenciais para chegar aos nossos clientes nas diversas regiões do estado”. Com previsão de expansão de 35% no número de lojas no estado para o 1º semestre de 2018, a companhia tem estratégias de venda focada na evolução do portfólio do serviços onde a Oi tem como carro chefe o produto convergente “Oi Total”, o combo da Oi que agrega móvel, banda larga, TV por assinatura e fixo.

Além do foco na abertura de novos pontos de venda para atendimento pessoal a Oi também tem como uma de suas principais estratégias para este ano a digitalização de seus serviços. Em 2017 a Oi registrou um aumento de 59% nas vendas pelos seus canais digitais no Brasil. A companhia também aumentou em 70% a penetração de conta online em 2017, atingindo 25% de sua base que recebe fatura. Os clientes têm informações para pagamento de sua conta no serviço de atendimento Minha Oi (app e site), recebem também por email e SMS e ainda podem aderir ao débito em conta.

“A Oi tem como estratégia a digitalização de seus serviços. No ano passado, lançamos o Oi Livre e o Oi Mais Controle com funcionalidades digitais inéditas, como a troca das franquias de voz por dados e vice-versa, no próprio celular do cliente. A funcionalidade exclusiva da Oi foi um sucesso. Registramos 20 milhões de trocas ao longo de 2017, nos segmentos pré e controle. Agora, com o lançamento do pós-pago com conteúdo de TV e compartilhamento e transferência de franquia com um clique, agregamos mais valor ao pós-pago e completamos o nosso portfólio móvel digital”, lembra Giovani.

A Oi investiu mais de R$ 273,5 milhões no Rio Grande do Sul em 2017, sendo que a maior parte dos recursos foi aplicado na modernização da infraestrutura e expansão da capacidade de rede, na expansão do 4G e dos serviços de TI. A companhia implantou no estado 121 novos sites de telefonia móvel e 140 sites foram ampliados ou modernizados.

Além disso, a companhia expandiu o número de acessos para o serviço de banda larga fixa com a implantação de 25,5 mil novas portas. A Oi aumentou em 166% o número de cidades com cobertura de 4G em 2017 e agora oferece o serviço em Passo Fundo, Carazinho e mais e mais 46 cidades. No Rio Grande do Sul, a Oi conta com aproximadamente 4 milhões de clientes na telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura, além de 158 mil hotspots da rede Oi Wifi.

Confira a entrevista com o diretor de Varejo da Oi, Giovani da Silva:

Quantas franquias a Oi conta no RS?

Temos 71 franquias no Estado, entre Agex, Franquia de Alto Valor, Franquia Simples e Oi Atende.

O que é a Oi Atende?

A Oi Atende é uma loja de multisserviços da companhia com prioridade na prestação e serviços. Nela é possível obter atendimento de solicitações, habilitação de linha (móvel e fixo), desbloqueio de aparelhos Oi e outros serviços. E ainda facilita a vida dos clientes como segunda via de faturas, informações sobre contas e venda de todos os produtos convergentes da Oi (telefonia fixa, móvel, internet e OiTV).

Quantas lojas nesse modelo existem no RS?

São 10 lojas localizadas nas principais cidades gaúchas como Porto Alegre (2), Canoas, Caxias, Gravataí, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Já temos projetos para expandir mais franquias Oi Atende e FAV.

Qual crescimento esperado para este ano no número de franquias no estado? Já que a economia está retomando processo positivo no País….

Esperamos expandir em 35% o número de franquias no RS em 2018. Cidades que não temos presença física são as prioridades, mas precisamos de parceria para fazer acontecer.

Quais cidades?

A Oi está prospectando novos franqueados em diversas cidades gaúchas como Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Torres e Viamão.

Em comparação com outros estados da região Sul, como o RS se posiciona no número de franqueados?

O Rio Grande do Sul está bem à frente de SC e PR no número de franquias da Oi. Temos 71 franquias no RS, 26 em SC e 37 no PR.

Houve crescimento no número de franquias de 2016 para 2017?

Sim, no RS tínhamos 53 franquias em dezembro de 2016, foi um crescimento de 33% em um ano. Reforçamos as gerencias regionais por DDD (principalmente no interior) e multiplicamos agentes de prospecção de franquias.

O que vocês oferecem aos franqueados?

Com um dos melhores retornos de investimento do mercado e uma marca entre as mais importantes do País, presente em todo território nacional, a Oi oferece aos franqueados métodos e processos consolidados, gestão e suporte profissionais e amplo programa de treinamentos. Franqueados e colaboradores passam por avaliações periódicas e o franqueado é bonificado de acordo com o desempenho da sua empresa e do seu time.

E comercialmente, qual o carro chefe da companhia para atrair um novo investidor no mercado de varejo?

A nossa estratégia de vendas está focada na evolução do portfólio do serviços onde a Oi tem como carro chefe o produto convergente “Oi Total”, o combo da Oi que agrega móvel, banda larga, TV por assinatura e fixo. Tudo isso através de uma única conta e também atendimento integrado. A contratação do pós-pago dentro do combo Oi Total pode gerar uma economia de até 30% ao consumidor, sendo o melhor custo x benefício do mercado”, afirma Giovani.