LabSonica abre inscrições para primeira Residência Artística no Oi Futuro

Projeto recebe propostas até 15 de junho. Foto: Divulgação

Como reunir artistas transmídia do país inteiro, no mesmo espaço de convivência, a fim de pesquisarem e desenvolverem as suas ideias e trabalharem em cocriação? Até o dia 15 de junho, a Zucca Produções vai receber as inscrições dos candidatos às dez vagas da primeira Residência Artística LabSonica, a ser realizada entre julho de 2018 e maio de 2019 no Rio de Janeiro, com patrocínio da Oi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio cultural do Oi Futuro.

“A Residência Artística LabSonica inaugura o laboratório de inovação e criatividade do Oi Futuro, um espaço que materializa nosso propósito de atuar como um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a produção colaborativa e promovendo o acesso à cultura na era digital”, diz Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro.

A cada oito semanas, dois artistas terão acesso aos equipamentos do LabSonica e a mentores escolhidos em conjunto para que os orientem nos seus projetos. Com foco nas artes visuais em diálogo com áreas afins, como música, literatura, artes cênicas e artes urbanas, e também novas vias de criação, entre elas moda, design, games e gastronomia, a Residência Artística LabSonica vai premiar os dez eleitos com bolsas que podem variar entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, dependendo das características das propostas. O valor de cada bolsa deverá cobrir todos os custos da Residência, incluindo cachês, matérias-primas e gastos com estadia no Rio, entre outros.

A Residência, por sua vez, oferecerá aos artistas a estrutura do espaço recém-inaugurado, que ocupa um andar inteiro do edifício do Oi Futuro na Rua Dois de Dezembro 107, a poucos metros do Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo. As instalações do laboratório são de ponta, com equipamentos para gravação de som e vídeo, estúdio acústico, ateliê de criação, posições de coworking, sala para ensaios e oficinas e internet de alta capacidade. O projeto também disponibilizará técnicos de estúdio, e equipes de produção de conteúdo para redes sociais e assessoria de imprensa para que divulguem os trabalhos em desenvolvimento.

Escolhidos por uma comissão formada por cinco profissionais com excelência em áreas artísticas diversas, os residentes exibirão ao público, com entrada franca e transmissão na web em tempo real, a sua pesquisa em três momentos: devem fazer uma apresentação sobre o seu processo criativo; depois, será a vez do PapoLab, no qual os artistas podem convidar um especialista para falar sobre um tema ligado ao projeto ou assumir essa tarefa; e, ao final da residência, todos terão de entregar uma obra de arte digital para fazer parte de uma exposição coletiva, em maio de 2019, no Centro Cultural Oi Futuro.

“Conversando com diversos amigos sobre artes digitais, achei interessante propor para artistas de diferentes especialidades o desafio de se aventurarem por este caminho. A ideia foi muito bem recebida e resolvemos elaborar uma proposta com esta provocação. Esta foi a semente que deu origem à Residência Artística LabSonica”, conta Julio Zucca, o idealizador do projeto.

As pesquisas artísticas podem ser realizadas total ou parcialmente durante os dois meses de experimentação, desde que os criadores proponham quais são os seus objetivos e cumpram com as entregas acordadas. É possível iniciar uma pesquisa ou finalizar uma investigação em curso neste programa, desenhado a fim de explorar a pluralidade artística do Brasil e promover o intercâmbio dos residentes para que façam trocas sobre os seus processos e até mesmo criem algo juntos.

A primeira Residência Artística LabSonica foi elaborada especialmente para ocupar as instalações do laboratório de inovação e criatividade do Oi Futuro, que abriga as atividades do LabSonica, voltado para as experimentações no campo do som e imagem, e do Labora, hub de empreendedorismo social do instituto. O objetivo é avançar sobre a missão do Oi Futuro, que é fomentar a inovação, promover experiências criativas de todas as áreas e estimular conexões para potencializar o desenvolvimento coletivo e pessoal. A ideia é dar voz a toda a cadeia produtiva da imagem e do som, da pesquisa à criação, incluindo a produção de expressões que vão além-palco. Inscrições abertas no endereço: http://artsonica.com.br

Comissão Curadora
Carlito Azevedo
Chico Dub
Floriano Romano
Ivan Sugahara
Ficha Técnica
Direção Geral – Julio Augusto Zucca
Coordenação do Projeto – Jorge Lz
Coordenação de Comunicação e Fotos – Monica Ramalho
Comunicação Visual e Marketing – Renata Alzuguir
Marketing Digital – Laura Limp
Assessoria de Imprensa – Sheila Gomes