Se prepare...

Torcedor também precisa de cuidados antes e durante as partidas da seleção

A seleção brasileira se prepara para avançar para a próxima fase da Copa e, se em campo os jogadores sofrem com a tensão de cada partida, o torcedor também fica apreensivo no sofá. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Ludwig Maximilians, em Munique, a incidência de problemas cardiovasculares em homens foi três maior em dias de jogos da Alemanha durante a Copa de 2006.

Sendo assim, os torcedores também precisam tomar alguns cuidados para que possam curtir de maneira mais saudável a partida da seleção brasileira ou do seu time do coração. Primeiramente é recomendável evitar excessos de bebida alcoólica, cigarros e sal, visto que estes possuem componentes que aumentam a pressão arterial e podem ser prejudiciais em situações de alta adrenalina. Manter-se bem hidratado e alimentado também é uma boa dica para evitar algum tipo de mal-estar bem como quedas de pressão.

Caso tenha medicamentos prescritos, especialmente anti-hipertensivos, não esqueça de tomá-los, durante o jogo é comum entre os torcedores mais fervorosos que haja um aumento de adrenalina e de pressão arterial. Também existe aumento de estresse e ansiedade, fazendo com que o coração consuma mais oxigênio e bata mais rápido, podendo levar ao infarto os torcedores com condições pré existentes.

Fique atento ao seu corpo. Caso sinta algum desconforto como dores no peito, palpitações e falta de ar é hora de encerrar a partida e procurar por ajuda médica. É necessário ressaltar que uma vida saudável com uma boa alimentação e a prática diária de exercícios físicos também são um grande aliado para o torcedor.

Torcer não tem contra-indicações, mas é preciso ficar atento aos excessos e curtir a partida com muita alegria e responsabilidade.

Realização: Amil Saúde