Sexta-feira de tempo aberto, muito frio e geada no Rio Grande do Sul

Arte sobre foto de Brayan Martins/PMPA

A sexta-feira (8) vai começar com frio intenso e geadas em várias localidades devido a atuação do ar seco polar. Mesmo com o sol predominando, a temperatura sobe apenas um pouco durante tarde, conforme a Sala de Situação da Sema (Secretaria de Meio Ambiente do RS).

Mínima de 3°C na Campanha e na Serra. Na região metropolitana, a mínima pode ser de 5°C. Máximas de até 13°C em Santa Cruz do Sul e 16°C em Santa Rosa.

Em Porto Alegre, o sol predomina com presença de algumas nuvens. O vento continua calmo ou sopra fraco do quadrante Leste, conforme o Sistema Ceic-Metroclima.

A temperatura estará mais baixa e provoca muito frio na madrugada e ao amanhecer, com risco de formação de geada. Mínimas entre 3°C e 5°C e máximas entre 15°C e 17°C.

Conforme a Sema, a previsão é de sol em todo o Rio Grande do Sul no sábado (09). O ar polar começa a perder força e as temperaturas tendem a subir gradualmente. Os ventos já passam a soprar de oeste e norte e no litoral podem ser mais fortes.

No domingo (10), volta a chover em todo o Estado. Há risco para trovoadas e rajadas de vento, com possibilidade de granizo. As temperaturas mínimas ficam mais elevadas, mas as máximas não sobem muito. A tendência é de que a chuva persista nos dias seguintes por boa parte da próxima semana.