Vendaval

Vento forte causa destelhamentos e estragos em várias cidades gaúchas

Telhados foram ao chão em Não-Me-Toque. Crédito: Portal NMT / via Conexão Geoclima

O domingo está terminando com o registro de estragos causados por fortes ventos em cidades do Norte e Serra do Rio Grande do Sul. Conforme dados apurados pela reportagem do Agora no RS, a ventania causou danos vários municípios.

Em Carazinho, o portal Gazeta registra que casas foram destelhadas por conta do vendaval. Também houve corte de fornecimento de energia elétrica em pontos da cidade. Quedas de árvores foram registradas ao longo da ERS-142.

O município vizinho de Não-Me-Toque também teve registro de destelhamentos em residências. A Defesa Civil do município está distribuindo lonas. Em Condor, também foram registrados estragos, mas não há levantamento. Parte de um posto de combustíveis foi danificado.

Na Serra, Gramado registra queda de galhos de árvores, conforme os Bombeiros. Em Caxias do Sul, conforme informação da Rádio Caxias, a ventania causou destelhamentos de casas nos bairros Panazzolo, Cristo Redentor, Arcobaleno, Bela Vista e no Centro.

Situação é de alerta para temporais

Na noite deste domingo o Sistema CEIC-Metroclima emitiu um alerta via mensagem de texto para períodos de chuva forte a torrencial com raios nesta segunda em Porto Alegre.

Conforme o órgão, há possibilidade de altos volumes e alagamentos na Capital. Com o “aumento da instabilidade atmosférica não permite se descartar ainda granizo isolado e rajadas de vento forte”, afirma o Ceic no alerta.