Depois da chuva, o frio

Chuva forte atinge a Capital e EPTC tenta minimizar impactos no trânsito

Temperatura estará em declínio da tarde para a noite. Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Entre essa segunda-feira, 11, e terça-feira, 12, uma frente fria alcançou a Capital trazendo instabilidade. De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, desde a meia-noite até às 7h da manhã, o acumulado de chuva foi entre 25 milímetros e 30 milímetros. A perspectiva é de que este acumulado aumente com a persistência das precipitações, mas da tarde para a noite, uma massa de ar seco e frio de origem polar melhora o tempo gradativamente e a temperatura entra em declínio. A média histórica de precipitação em junho é de 132,7 milímetros. Rajadas de vento de quase 70km/h foram registradas no Aeroporto Salgado Filho às 16h dessa segunda-feira. Também foram registrados períodos de chuva forte e trovoadas.

Na manhã desta terça-feira, 12, na avenida Heitor Viêira, bairro Belém Novo, os Bombeiros e a Defesa Civil atendem uma ocorrência por queda de árvore. A via está totalmente bloqueada para os veículos. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e CEEE trabalham no local.

Emergências podem ser comunicadas pelo fones 199 e 3268 9026 da Defesa Civil.

Durante esta terça-feira ainda haverá muitas nuvens e chove. No decorrer da tarde para a noite, o tempo melhora gradativamente. O vento sopra de moderado a forte em alguns momentos do quadrante Oeste/Sul. A temperatura estará em declínio da tarde para a noite e as mínimas ocorrem à noite. Mínimas entre 9°C e 11°C e máximas entre 19°C e 21°C.

A quarta-feira será de ar seco e frio de origem polar, que garante o tempo firme e com presença de sol e nuvens. O vento sopra fraco a ocasionalmente moderado do quadrante Oeste. A temperatura estará baixa e faz frio durante todo o dia. Mínimas entre 7°C e 9°C e máximas entre 12ºC e 14°C.

Trânsito

Desde a meia-noite, 12 vias registraram acúmulo de água em função da chuva, mas sem bloqueio total. Dessas, quatro foram liberadas. Além disso, 16 semáforos registraram alguma alteração no funcionamento, segundo relatório divulgado às 8h da manhã desta terça-feira. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão nas ruas para minimizar os prejuízos com o temporal.

Nesse momento, um dos pontos mais críticos para circulação é na zona Norte. Para quem se desloca em direção à Arena, a rua José Pedro Boéssio, cruzamento com a av. José Aloísio Filho, tem apenas uma faixa liberada.

Agentes foram deslocados para os pontos mais críticos e permanecem em alerta, já que a previsão estima mais chuva para hoje. “A partir de agora, caso volte a chover forte, os pontos citados podem apresentar bloqueios. Seguimos com equipes mobilizadas para minimizar o impacto no trânsito. Lembramos que, em dias de chuva, a atenção deve ser redobrada, a distância regulamentar até mesmo ampliada, porque a pista está molhada”, destaca Paulo Ramires, gerente de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC.

As informações sobre o trânsito são atualizadas em tempo real no Twitter @eptc_poa.