Previsão é de pancadas de chuva isoladas em grande parte do Rio Grande do Sul

Arte sobre foto de Joel Vargas/PMPA

Algumas áreas de instabilidade devem cruzar o Rio Grande do Sul nos próximos dias provocando chuva forte. Na maioria das regiões o fenômeno previsto é de chuva mesmo, na forma de pancada. Mas em alguns pontos mais próximos das fronteiras (sobretudo oeste e campanha), do entorno da Lagoa dos Patos e do Litoral as pancadas podem chegar mais fortes com risco de rajadas de vento. O período de formação vai de terça até quinta-feira.

Nesta terça-feira, a previsão é de pancadas de chuva isoladas em grande parte do Estado, devem ser mais fortes no oeste e parte da campanha. Eventualmente avançando por parte do centro-leste e leste. A temperatura não deve subir muito devido a nebulosidade e as chuvas.

Na quarta-feira a instabilidade novamente pode cruzar o Rio Grande do Sul e vir forte, do tipo aguaceiro que provoca altos acumulados de chuva. A região de maior atuação será no oeste e proximidade da fronteira com o Uruguai, podendo passar pela campanha e pelo sul; logo depois por áreas do centro até o leste.

Mas o evento mais significo pode ser uma região de temporais de uma baixa pressão atmosférica que se formará no oceano próximo do litoral. Por isso atenção no litoral entre quarta e quinta-feira. A tendência é que os temporais mais fortes se formem dentro do mar, mas eventualmente pode atuar nas áreas costeiras e parte do sul até leste do Estado.

A partir de quinta feira a temperatura volta a subir no Rio Grande do Sul.