ICMS

Receita Estadual faz operação de combate à sonegação em Farroupilha

Indícios apontam para práticas como sonegação de impostos, ocultação de patrimônio e confusão patrimonial - Foto: Sefaz/Divulgação

Para combater a sonegação de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), a Receita Estadual deflagrou mais uma operação ostensiva de fiscalização.

Dessa vez os alvos da ação foram três empresas do município de Farroupilha suspeitas de formação de grupo econômico e práticas irregulares de sucessão empresarial. Segundo a Receita Estadual, em razão desses procedimentos, as empresas já acumulam um montante superior a R$ 5 milhões em dívidas tributárias.

A iniciativa é coordenada pela Delegacia da Receita Estadual de Caxias do Sul (3ª DRE) e conta com a participação de oito auditores-fiscais, quatro técnicos tributários e um policial militar.

Na operação, os profissionais fizeram visitas fiscais às sedes dos estabelecimentos com a finalidade de apreender documentos e dados que corroborem as suspeitas e, por consequência, os trabalhos de auditoria fiscal.

A Receita Estadual ressalta que os indícios apontam para práticas como sonegação de impostos, ocultação de patrimônio e confusão patrimonial.