Calendário

Projeto institui semana de conscientização sobre o TDAH

Autoria é do vereador Mendes Ribeiro (PMDB). Foto: Agência de Notícias/CMPA

O vereador Mendes Ribeiro (PMDB) protocolou, nesta quinta-feira o Projeto de Lei que inclui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), no calendário de datas comemorativas e de conscientização de Porto Alegre, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de setembro.

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurológico, de causas genéticas  que aparecem na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. Com maior incidência entre crianças e jovens, o  TDAH se caracteriza  por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Em algumas situações, esse transtorno é chamado de Distúrbio do Déficit de Atenção.

A medida, conforme o parlamentar, visa possibilitar a identificação dos alunos da rede pública municipal, com TDAH, para promover  a qualidade de aprendizagem das crianças e jovens; além de possibilitar melhor interação social. Ao defender seu projeto, o vereador explica que recebeu manifestações de familiares de jovens com TDAH e todos salientam a  dificuldade para detectar esse transtorno.

“Em muitos casos, as pessoas são consideradas preguiçosas, quando com déficit de atenção ou, bagunceiras, quando com hiperatividade”, observa, ao se mostrar sensível ao problema e destacando a necessidade de diferenciar as características dos indivíduos no ambiente escolar, para não causar traumas com reflexos no futuro.

Mendes Ribeiro ressalta  a importância da conscientização sobre o  TDAH, “pois a compreensão sobre o tema pode evitar problemas de baixo rendimento escolar e, consequentemente, de  baixo estima, além do preconceito e bullying; tendo em vista que, em geral, o problema se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores”.

O projeto prevê que a semana de conscientização do TDAH ocorra no período que incluir o dia 19 de setembro, com a mobilização da sociedade civil e organizada, para que o tema seja amplamente debatido, esclarecido e lembrado por todos, como forma de evitar outros transtornos ao à vida desses jovens. O parlamentar espera que a matéria seja  aprovada no Legislativo e sancionada pelo Executivo, ainda neste ano, para que a proposta seja efetivada com a máxima brevidade.