Já é inverno

Instabilidade marca o início do inverno em Porto Alegre

Tempo ficará mais encoberto no final da tarde em Porto Alegre. Foto: Luciano Lanes/PMPA

O primeiro dia de inverno começa com a formação de uma frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul e muda o tempo em praticamente todo o Estado do Rio Grande do Sul e na Capital. Esse sistema avança bem rapidamente ao longo desta quinta-feira, 21, e a chuva deve ocorrer entre o fim da tarde e a noite.

Os volumes não são expressivos, porém, a chuva pode ser acompanhada de rajadas de vento de intensidade forte, especialmente na fronteira com o Uruguai. Antes da chuva, o sol aparece e ajuda a elevar as temperaturas.

Nesta quinta-feira a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e provoca chuva em alguns momentos, sobretudo da tarde para a noite. A chuva será irregular, mas não se descarta chuva localmente forte.

O vento sopra fraco do quadrante Norte, mas entre a tarde e a noite o vento sopra do quadrante oeste e sul moderado a forte ocasionalmente. A temperatura sobe mais. Mínimas entre 9º e 11°C e máximas entre 25º e 27°C.

Leia mais:  Em 18 anos, Sistema de Unidades de Conservação tem avanços e desafios

Sexta-feira, 22: o dia começa com muita nebulosidade, mas no decorrer do dia o sol aparece com diminuição das nuvens. O vento sopra fraco do quadrante oeste. A temperatura diminui e as mínimas ocorrem à noite. Mínimas entre 7º e 9°C e máximas entre 16º e 18°C.

Sábado, 23: o sol aparece, mas as nuvens aumentam e provocam chuva no decorrer do dia, especialmente durante a tarde e a noite. O vento sopra fraco a ocasionalmente moderado do quadrante oeste/sul. A temperatura sobe mais. Mínimas entre 8º e 10°C e máximas entre 23º e 25°C.

Domingo, 24: muitas nuvens provocam chuva entre a madrugada e manhã, porém no decorrer do dia ar seco e frio melhora o tempo e o sol aparece. O vento sopra fraco do quadrante sul. A temperatura diminui e as mínimas ocorrem à noite. Mínimas entre 5 e 7°C e máximas entre 12 e 14°C.