Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa começou e segue até dia 31

Os produtores devem adquirir as doses nas agropecuárias credenciadas. Foto: Fernando Dias/Divulgação
A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa inicia nesta terça-feira (1º) e se estende até dia 31 deste mês de maio. A homologação da vacina por parte dos proprietários deve ser informada nas inspetorias de defesa agropecuária até 7 de junho, cinco dias úteis após o término.
O ato oficial que marca a campanha de imunização do rebanho gaúcho contra a febre aftosa acontecerá amanhã (2), no Município de Barra do Ribeiro e contará com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, na fazenda de propriedade de Selito Carboni,  junto à BR 116, cerca de 800 metros após o trevo de entrada ao município.
Os produtores devem adquirir as doses nas agropecuárias credenciadas, atentando para as condições de conservação (que deve ser entre 2 e 8 graus) e a aplicação.  A expectativa para 2018, de acordo com a área técnica da Secretaria da Agricultura, é de vacinar 13.736 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos.
A meta de imunização é de ao menos 90% deste total. Em maio de 2017, a cobertura foi de 98,93% e, em novembro, de 97,48%.