alerta

Homens são as principais vítimas no trânsito de Porto Alegre e região

Foto: PRF/ Divulgação

O DetranRS apresentou dados estatísticos relativos aos acidentes no trânsito de Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral Norte.

O levantamento compreende o período de 2010 a 2017. A região avaliada compreende 108 dos 497 municípios, incluindo Litoral Norte, Vale do Sinos, Região Metropolitana e mesmo Porto Alegre. Essa área concentra 42,4% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais do RS e 41% das mortes.

Entre essas vítimas destacam-se no período considerado as do sexo masculino por ampla margem, seja como pedestres ou como condutores. Foram 1.679 motociclistas homens contra 105 mulheres, 1.105 pedestres homens contra 565 mulheres, 1.213 condutores do sexo masculino contra 112 do sexo feminino. Como era de se esperar, quando estão participando do trânsito como passageiros, a perda de vidas se equivale entre ambos os sexos: foram 404 homens e 406 mulheres no período considerado.

Além de apresentar o levantamento, o DetranRS também levará à audiência pública orientações para municípios e entidades que promoverem ações de educação para o trânsito. Haverá ainda apresentações da Polícia Rodoviária Federal, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, do Instituto Zero Acidente e da EPTC.