Gramado integrará rota Caminhos de Caravaggio

A previsão é que o roteiro esteja disponível para os turistas ainda este ano. (Foto: Divulgação)

Em breve, Gramado terá mais uma opção de roteiro turístico, com uma nova rota que interligará os Santuários de Caravaggio da região. Gramado, Farroupilha, Caxias, Nova Petrópolis e Canela são as cidades participantes da iniciativa, cujas tratativas iniciaram em 2016 e, neste ano, ganharam maior fôlego.

O objetivo do novo roteiro, que será denominado de Caminhos de Caravaggio, é ligar os municípios em uma rota peregrina nos moldes de Santiago de Compostela, na Europa. O trajeto de 200 km é dividido em seis dias de caminhada, interligando os Santuários de Farroupilha e Canela.

São duas opções de trajeto. Um deles passa pelo interior de Caxias do Sul e o outro pelo interior de Nova Petrópolis. Em Gramado, o trecho contempla desde a Ponte do Raposo (Ponte Major Nicoletti), seguindo para a Capela de Caravaggio nas Pedras Brancas, passando pela Linha Nova e Linha Bonita, seguindo pelo Centro até a divisa com Canela. Há também um trecho opcional que será oferecido até a Capela de Caravaggio da localidade Moleque, na Várzea Grande.

Diversas reuniões para definição do roteiro já foram realizadas para a escolha dos trajetos, a forma de organização dos municípios, a criação de placas indicativas e pontos de apoio. O último encontro foi realizado em Gramado, no início deste mês.

Também já estão ocorrendo caminhadas em trechos do roteiro com uma equipe técnica de Farroupilha, buscando mapear a sinalização, os pontos de apoio (como alimentação e pernoite) e a estrutura adequada para que os visitantes possam fazer a caminhada com segurança e comodidade. No último dia 7, foi a vez de Gramado, com a participação da Secretaria de Turismo, testar parte do trajeto durante uma caminhada. A previsão é que o roteiro esteja disponível para os turistas ainda este ano.