Prazo de recursos para não pagar inscrição no Enem termina neste domingo

Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

As mais de 500 mil pessoas que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) negado têm até as 23h59 deste domingo (29) para apresentar recurso.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), das 3,81 milhões de pessoas que solicitaram isenção, 87% foram aprovadas. Também podem apresentar recurso até amanhã os candidatos que tiveram negada a justificativa de ausência no Enem do ano passado.

Os candidatos que tiveram a isenção em 2017 e não compareceram aos dois dias de prova precisam justificar a ausência para conseguir a gratuidade novamente. Das 208,5 mil pessoas que tentaram justificar ausência no Enem 2017, apenas 8,4 mil apresentaram alguma documentação. Dessas, 4,3 mil foram aceitas.

No dia 5 de maio, o Inep divulgará o resultado dos recursos, consolidando a relação de pessoas com direito a não pagar inscrição.