Operação Viagem Segura do Dia do Trabalho se estende desta sexta até terça-feira

O Dia do Trabalho é o terceiro feriado com mais mortes nas vias gaúchas, atrás do Dia das Mães e do Dia dos País. Foto: Divulgação/Detran RS

A 88ª edição da Operação Viagem Segura se estenderá por cinco dias, de sexta (27) a terça-feira (1º). Como já é tradicional em Porto Alegre, haverá Megablitz na noite de sexta. O Dia do Trabalho é uma das datas que mais preocupam os órgãos e as instituições que atuam na Viagem Segura. Entre 2007 e 2017, esse foi o terceiro feriado com mais mortes nas vias gaúchas, atrás apenas do Dia das Mães e do Dia dos Pais.

Um dos principais programas de segurança no trânsito no Rio Grande do Sul, a Operação Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran RS e Polícia Civil reforçam a fiscalização e promovem ações de conscientização com o apoio da ANTT, Dnit, Cetran RS, Daer, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Desde o feriado de Proclamação da República de 2011 já foram realizadas 87 operações, com mais de 5,2 milhões de veículos fiscalizados e 195,7 mil testes de etilômetro realizados. Foram registradas mais de 925,7 mil infrações, sendo 18,3 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 87,8 mil veículos e mais de 23,8 mil CNHs.