Obra de pavimentação da Avenida do Parque é entregue em Porto Alegre

Motoristas têm mais uma alternativa para circulação no bairro Cristal. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Foram entregues na terça-feira (24) as obras da chamada Avenida do Parque (margem direita do Arroio Cavalhada). A via fará a ligação entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, sendo uma alternativa na circulação no bairro Cristal. Situada na margem direita do Arroio Cavalhada tem 670 metros de extensão e três faixas de circulação.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior falou sobre a importância da obra e destacou que o trabalho foi planejado, tendo sua conclusão em um prazo menor e o custo reduzido. Acrescentou que a cidade passa por transformações e reafirmou a necessidade de aprovação de projetos para realização das reformas necessárias. O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Luciano Marcantônio, elogiou o trabalho desenvolvido durante a execução do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) e disse que aprovação dos projetos encaminhados pelo Executivo serão determinantes para colocar Porto Alegre no rumo certo.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, falou que a obra é fruto de uma luta da comunidade, que esteve presente em todas as etapas da execução do Pisa. Na área do Arroio Cavalhada ainda residem 343 famílias. Outras 1,4 mil foram reassentadas.

As obras que integram o Pisa começaram em setembro de 2017 e tinham previsão inicial de serem concluídas em maio. Além da pavimentação, foram instaladas redes coletoras pluviais, iluminação pública e sinalização viária. Os trabalhos foram executados pela Toniollo Busnello S.A.

Foi instalada também a sinalização para a travessia de cavalos do Jockey Club, entre 6h e 9h, horário de treinamento para as corridas. Após tratativas foi acertado que a prefeitura não fará a demolição da ponte enquanto a construção das baias na área do Jockey não estiverem concluídas. A previsão é que os trabalhos durem pelo menos seis meses.