ADVERTÊNCIA

INMET e CPTEC alertam para risco de chuvas intensas no RS nesta sexta-feira

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiram alertas para o risco de chuvas intensas nesta sexta-feira (18). As advertências válidas apontam também risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Todo o Rio Grande do Sul é colocado na área de aviso do INMET. O alerta é laranja, onde pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h).

Já o CPTEC coloca todo o Oeste, Noroeste, Norte, parte da região Central, Serra, região metropolitana – inclusive Porto Alegre -, e Litoral Norte. Estão sendo previstas pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas que. A chuva poderá ser intensa e gerar acumulados significativos de precipitação. Também podem ocorrer rajadas de vento e queda de granizo isolado.

Ações recomendadas

* Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).