CUIDADOS NO VERÃO

Zoológico de Sapucaia adota medidas para proteger animais do forte calor

O local abriga aproximadamente mil animais e é administrado pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura)

Compartilhe:
Cocha, o urso-de-óculos, come seu pedaço de melancia enquanto se refresca em sua piscina particular – Foto: Parque Zoológico/Divulgação

A equipe do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, está adotando medidas para garantir o bem-estar dos animais nesses dias de forte calor. O local abriga aproximadamente mil animais e é administrado pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura).

A onça-pintada Mimosa aproveita este período de calor brincando de bola na piscina – Foto: Parque Zoológico/Divulgação

Entre as ações tomadas estão piscina, banho de mangueira e ingestão de frutas. “A preferência é por frutas da estação e ricas em água. A melancia é muito utilizada. Também oferecemos preparações, como sucos, batidas e picolés, tanto de fruta quanto de carne, considerando os animais carnívoros. Tudo para tentar amenizar um pouco o calor, principalmente desta última semana”, explica a médica veterinária Caroline Gomes, chefe da Divisão Parque Zoológico.

A tamanduá-bandeira Kiara se refresca com banho de mangueira – Foto: Parque Zoológico/ Divulgação

Ela explica que os itens alimentares e objetos lúdicos servem de isca para que os bichinhos usufruam dos ambientes refrescantes a que têm acesso. “Diversos recintos também contam com lagos artificiais, ou até mesmo chuveirinhos e aspersores de água, como é o caso das serpentes. Então, para que possam se refrescar nesses ambientes, a gente sempre estimula”, conta Caroline.

Ela ressalta que a água é sempre limpa e renovada. Também há espaços sombreados ou com abrigos. Alguns contam, inclusive, com ar-condicionado.

“Alguns são mais sensíveis que outros, como os muito peludos e de áreas mais frias. Assim como as pessoas têm de ter cuidados nessa época de calor, devemos ter atenção especial com os animais, buscando manter o bem-estar deles nesses períodos mais críticos”, conclui a veterinária.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: