MERCADO DE TRABALHO

Você sabe o que é empregabilidade e como obtê-la?

Uma das principais dicas para fortalecer a empregabilidade é a busca constante por aprendizado e desenvolvimento.

Compartilhe:
Foto: Banco de imagens Canva

Uma característica profissional não pode ser deixada de lado e, no mercado do trabalho, é altamente valorizada. Trata-se da empregabilidade, conhecida também por employability (em inglês), que é a habilidade de se manter em um emprego ou cargo específico.

Para Gabriela Mative, especialista no assunto, a empregabilidade envolve práticas que não apenas ajudam a conquistar um emprego, mas também a mantê-lo e evoluir profissionalmente.

“É uma combinação de habilidades, atitudes e características como adaptação, conhecimentos técnicos, soft skills, idoneidade, entre outras, que fazem um profissional se destacar no ambiente de trabalho”, aponta.

Uma das principais dicas para fortalecer a empregabilidade é a busca constante por aprendizado e desenvolvimento.

“O profissional que se atualiza e adquire novas habilidades se torna mais valioso para as empresas e mais atraente para os recrutadores”, ressalta Gabriela. “Fazer cursos, workshops e buscar certificações relevantes na área são passos essenciais”, aponta.

Outro ponto é a capacidade de adaptação, especialmente ao ingressar em um novo ambiente de trabalho. “O mundo, assim como o mercado, está sempre mudando, evoluindo, especialmente com o boom tecnológico dos últimos tempos. Quem consegue se adaptar a mudanças e novas demandas garante maior empregabilidade”, explica a especialista.

Isso inclui a disposição para assumir novos desafios e responsabilidades, o que demostra a versatilidade do profissional.

Rede de contatos

Além disso, a construção de uma rede de contatos sólida é fundamental, tanto para quem já está empregado, como para quem está em busca de novas oportunidades.

“Participar de eventos do setor e manter conexões profissionais são estratégias importantes para ampliar a empregabilidade e com isso ter mais chances de conquistar um novo emprego ou garantir uma promoção ou aumento”, aconselha Gabriela.

“A colaboração com colegas de trabalho e a construção de relacionamentos positivos também contribuem”, aponta.

Gabriela destaca a importância de demonstrar proatividade. “Profissionais proativos são percebidos como mais engajados e comprometidos”, orienta. Ela ainda encoraja a busca de feedback constante.

“Isso faz com que se possa fazer os ajustes necessários e, por consequência, aumentar a empregabilidade ao se sentir mais preparado”, conclui.

 

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: