SERVIÇO

Veja o que muda com o novo 156 em Porto Alegre

O objetivo é facilitar o acompanhamento digital das demandas pelos usuários

Compartilhe:
Foto: Pedro Piegas/PMPA

Uma nova Central do Cidadão 156 entrou em operação nesta quinta-feira (1º) em Porto Alegre. O objetivo é facilitar o acompanhamento digital das demandas pelos usuários. As novas funcionalidades serão implementadas ao longo de 2024, por etapas. A prefeitura está investindo R$ 17,7 milhões por meio da concorrência vencida pelo Consórcio POA Digital.

O novo call center, com número de posições ampliado, abarca o atendimento de todas as secretarias e órgãos municipais, incluindo Defesa Civil, Guarda Municipal, Fasc e Secretaria da Fazenda, por exemplo. A plataforma será a porta de entrada única das demandas junto ao município. São 120 atendentes atuando em quatro equipes divididas por turnos.

No primeiro mês, entre as novidades, estão a consulta de protocolos de serviço via WhatsApp do 156; e a substituição de opções numéricas para botões interativos no bot de atendimento do 156, tornando a experiência mais interativa e menos sujeita a falhas.

De início, também será disparada mensagem para o telefone do usuário com o número do protocolo de serviço, facilitando o acompanhamento digital da demanda. Em fevereiro, será incluído ainda chat bot no atendimento do 156web. Outras plataformas digitais, como o portal da prefeitura e o aplicativo 156+POA, receberão a funcionalidade até maio.

Veja o que muda:

Defesa Civil

Já em fevereiro, os alertas climáticos emitidos pela Defesa Civil Municipal irão informar todos os moradores via disparo de SMS ou WhatsApp, desde que o telefone já esteja previamente cadastrado pelo 156.

Trânsito

O novo 156 poderá emitir alertas sobre emergências no trânsito, ou sobre bloqueios em ciclovias, para uma base abrangente de usuários, conforme necessidade da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Esta funcionalidade opera também em fevereiro.

Saúde

O usuário poderá acompanhar o agendamento de consultas, seja por meio de mensagens SMS ou WhatsApp. Será possível cancelar a consulta com antecedência, permitindo a liberação do horário para outro paciente, reduzindo assim o absenteísmo, um dos principais problemas do sistema de saúde. Previsão de início em março.

Água e esgotos

Outra novidade será o envio de alertas do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) para comunicar sobre situações críticas relacionadas à falta de água. Este sistema utiliza SMS e/ou WhatsApp para fornecer notificações imediatas em casos de interrupções no fornecimento de água, obras programadas ou qualquer evento que possa impactar o acesso à água potável. Previsão para abril de 2024.

Procon

Diante das crescentes demandas dos consumidores por maior transparência, agilidade e eficácia nas resoluções de conflitos, foi criada uma plataforma digital via WhatsApp. A ferramenta será uma opção para registrar e monitorar reclamações de serviços como água e energia elétrica, exemplo. Previsão também para abril.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: