VALE DO RIO PARDO

Câmara de Santa Cruz do Sul aprova projeto que permite uso da cannabis para fins medicinais

Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul tem prazo de 30 dias para criar uma comissão de trabalho para implantar o programa.

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, aprovou o projeto de lei do vereador Edson Azeredo (PP) que permite o uso da cannabis para fins medicinais.

A partir da publicação da lei, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul tem, no prazo de 30 dias, que criar uma comissão de trabalho para implantar o programa, com a participação de técnicos e representantes de associações sem fins lucrativos de apoio e pesquisa à Cannabis.

Denominado de Programa Municipal de Uso da Cannabis o seu objetivo, segundo Azerero, é disponibilizar medicamentos à base de cannabidiol de forma gratuita na rede pública municipal, destinando-se especialmente aos pacientes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA) e fibromialgia.

“A inclusão do cannabidiol como opção terapêutica para essas condições específicas tem sido objeto de estudos e evidências científicas crescentes, que apontam para seus potenciais benefícios no alívio dos sintomas e melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, ressaltou.

“O transtorno do espectro autista é uma condição complexa, afetando a comunicação, comportamento e interação social. A fibromialgia, por sua vez, é uma síndrome dolorosa crônica que muitas vezes não responde adequadamente a tratamentos convencionais. Ambas as condições demandam abordagens terapêuticas personalizadas, e o cannabidiol, por suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas, tem se mostrado promissor no alívio dos sintomas associados a essas enfermidades”, completou o vereador.