Durante onda de calor

Rio Grande do Sul tem novos alertas para tempestades

Os avisos de tempestade já estão em vigor e se estendem até à noite de hoje.

Compartilhe:

O INMET (Instituto Nacional de Meteorolgia) expediu novos alertas de tempestades no Rio Grande do Sul neste domingo (11). As instabilidades previstas devem encontrar condições propícias para pancadas de chuva intensas, ventania e granizo devido à onda de calor que atinge o Estado. Os avisos já estão em vigor e se estendem até à noite de hoje.

Um alerta laranja de tempestade foi emitido para as regiões da Campanha, Fronteira Oeste, região Sul, Costa Doce e região Central do Estado. Nessas regiões, há risco de chuvas intesas, acompanhadas de rajadas de vento e, eventualmente, ocorrência de granizo.

Os acumulados podem ser expressivos, com volumes de precipitação que podem causar alagamentos e até o extravazamento de rios e arroios de seus leitos. O INMET reforça que existe possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

leia também

Para as regiões Noroeste, Norte, da Serra gaúcha, dos Vales, metropolitana e Litoral Norte também há risco de temporais. No entanto, as condições meteorológicas devem ser menos adversas. As chuvas devem variar entre 20 a 50 mm/dia e há possibilidade de ventos entre 40 a 60 km/h.

Nos dois casos, o Instituto de Meteorologia recomenda que, em caso de tempora, você não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione seu veículo próximos a torres de transmissão, árvores e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos das tomadas e desligue o quadro geral de energia.

Orientações em caso de temporal:

  • Evite transitar na rua durante o período do alerta.
  • Abrigue-se em local seguro.
  • Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.
  • Não entre em alagamentos.
  • Observe alterações nas encostas.
  • Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Como receber alertas da Defesa Civil

Como cadastro meu celular?

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) da área de interesse. Mas atenção: só números, sem hífen. Caso não consiga, repita o procedimento acrescentando o traço após o quinto número.

A seguir, envie uma mensagem SMS para 40199 contendo no corpo do texto apenas os números. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

Quanto custa?

O serviço de alertas, via SMS, é completamente gratuito.

Me mudei. Preciso cancelar e cadastrar um CEP novo. O que faço?

Caso você queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem “sair” seguida do CEP que deseja cancelar o cadastrado para o número 40199. O cadastro de um novo CEP segue a linha acima de como cadastrar.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Quero receber!

Compartilhe:
Leia também
error: