5ª EDIÇÃO

Porto Alegre recebe Festival Literário Rastros do Verão

Atividades visam difundir a produção literária mais contemporânea, mas também homenagear o legado literário de João Gilberto Noll

Compartilhe:
Arte: Giovani Urio sobre reprodução do painel ‘Densa Ausência’ de Keô Noll/ foto: André reis/divulgação

Ocorre em Porto Alegre, de 24 de fevereiro e 23 de março, o 5º Festival Literário Rastros do Verão. A programação prevê uma série de atividades que visam difundir a produção literária mais contemporânea, mas também homenagear o legado literário de João Gilberto Noll.

As atividades, que têm entrada franca, serão realizadas em diversas livrarias da Capital (confira abaixo nomes e endereços), além da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana). Cerca de 70 autoras e autores participam da programação. É possível acompanhar programação no Instagram do Festival Rastros do Verão e pelo site www.literaturars.com.br.

Homenagem a Noll

No dia 24 de fevereiro, na Livraria Baleia, o festival conta com a participação do escritor Daniel Galera, da professora, ensaísta e pesquisadora Regina Zilberman e do diretor de teatro Luciano Alabarse. Eles vão comentar as principais temáticas da obra de Noll.

Em dois outros momentos o festival oferece atividades dedicadas à literatura de João Gilberto Noll. Haverá uma oficina de escrita com o escritor Marcelino Freire nos dias 21 e 22 de março na Casa de Cultura Mario Quintana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 19 de fevereiro no instagram da CCMQ (@ccmarioquintana).

Marcelino participará também de um bate-papo com Valéria Martins, agente literária de Noll, no dia 23 de março. Outra atividade formativa que também ocorrerá na Casa de Cultura, nos dias 26 e 27 de março, é a oficina “Traçando biografias: jornalismo, literatura e ficção”, com o jornalista, editor e escritor Flávio Ilha – atividade também gratuita e com inscrições a partir de 19 de fevereiro no instagram @ccmarioquintana.

Ainda no dia 24 de fevereiro

No mesmo dia e local da largada do Festival, os 50 anos de existência da L&PM serão celebrados com a presença dos editores Ivan Pinheiro Machado e Paulo de Almeida Lima. Eles vão falar sobre a trajetória da editora com as escritoras Cláudia Tajes e Paula Taitelbaum e com o tradutor Sérgio Karam.

Endereços das livrarias

  • Livraria Baleia (Rua dos Andradas, 351, Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
  • Livraria Bamboletras (Av. Venâncio Aires, 113 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)
  • CirKula Editora, Livraria & Café (Av. Osvaldo Aranha, 522 – Bom Fim, Porto Alegre/RS)
  • Livraria Clareira (Rua Henrique Dias, 111 – Bom Fim, Porto Alegre/RS)
  • Macun Livraria e Café (Rua Octávio Corrêa, 67 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)
  • Livraria Paralelo 30 (R. Vieira de Castro, 48 – Farroupilha, Porto Alegre/RS)
  • Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
  • Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Sobre Noll

João Gilberto Noll foi um escritor nascido em Porto Alegre, em 1946. Publicou treze livros. Recebeu inúmeros prêmios,
incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões, em 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005. Seu romance HARMADA está incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas da Revista Bravo. Ele faleceu, também em Porto Alegre, em 2017. Mais informações, nesta página dedicada ao autor.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: