OPERAÇÃO MUTE

Operação apreende 75 celulares em três presídios do RS

Ao todo, 120 celas foram revistadas, totalizando 826 apenados

Compartilhe:
Investida ocorreu em três unidades prisionais no Estado – Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal

A Polícia Penal do Rio Grande do Sul encerrou, nesta sexta-feira (2), operações em três unidades prisionais que resultaram na apreensão de 75 celulares. As ações, iniciadas na quarta-feira (31), fazem parte da terceira fase da Operação Mute, realizada pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), com o objetivo de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

A operação ocorreu de forma simultânea em todo o país e contou com a atuação de servidores penitenciários federais e estaduais em mais de cem unidades prisionais. Ao todo, 120 celas foram revistadas na quarta-feira (31), no Complexo Prisional de Canoas, na quinta-feira (1), na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, e na sexta-feira (2), na Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, totalizando 826 apenados.

Nesta fase, houve mobilização de cerca de 180 servidores, que fazem parte do Gaes (Grupo de Ações Especiais), do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) da 1ª Região Penitenciária e das equipes das unidades. A coordenação foi feita pelo Departamento de Inteligência e Operações Estratégicas da SSPS e pelo Departamento de Segurança e Execução Penal da Polícia Penal, com participação do Departamento de Inteligência da instituição.

Esta é a maior operação realizada pela Senappen no contexto de combate ao crime organizado, devido ao número de estados participantes e à quantidade de servidores penitenciários envolvidos e de unidades prisionais revistadas.

Fases anteriores

A primeira fase ocorreu entre 16 e 27 de outubro de 2023 e resultou na apreensão, em todo o país, de 1.166 aparelhos celulares. As operações ocorreram em 68 unidades prisionais de 26 estados. Ao todo, 55.919 pessoas privadas de liberdade foram revistadas.

Na segunda fase, de 11 a 15 de dezembro de 2023, houve a apreensão de 1.294 aparelhos celulares. A operação foi realizada em 114 estabelecimentos de 26 estados e do Distrito Federal, totalizando 75.672 apenados revistados.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: