DICAS

Nutricionista dá dicas para manter a saúde durante as ondas de calor

A profissional separou sete dicas bem fáceis para ajudar a manter a saúde durante as ondas de calor.

Compartilhe:
Foto: Alex Rocha/PMPA

A previsão do tempo aponta que a onda de calor vai continuar atingindo o território gaúcho nos próximos dias.

Com as altas temperaturas que estão sendo registradas no Rio Grande do Sul, é importante prestar atenção à alimentação para poder aproveitar a festas sem sustos, uma vez que o calorão pode impactar o organismo de diversas maneiras, desde a desidratação até a perda de apetite.

Para manter a boa saúde e o bem-estar físico é preciso prestar atenção na alimentação e ingestão de líquidos, como destaca a nutricionista Fabiana Freire. Segundo ela, em dias mais quentes precisamos consumir alimentos de fácil digestão, como verduras, frutas, legumes e carnes magras, e aumentar o consumo de água, chás gelados e sucos.

“No verão, ao contrário do inverno, sentimos menos vontade de comer e perdemos líquidos e sais minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e a transpiração excessiva. Daí a importância de uma alimentação mais leve e da hidratação”, afirma.

Fabiana separou sete dicas bem fáceis para ajudar a manter a saúde durante as ondas de calor.

7 dicas de alimentação para dias de calor intenso

  • Consuma à vontade folhas verdes e legumes. A preferência é que sejam crus, mas precisam ser bem higienizados. Esses alimentos, geralmente, possuem altos níveis de água e ajudam a hidratar o corpo.
  • Evite maionese e molhos prontos para temperar saladas. Prefira os naturais como azeite, limão e vinagre, que são ótimos para combater os radicais livres, prevenir os radicais livres e até doenças do coração.
  • Dê preferência para carnes magras grelhadas, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis.
  • Evite as carnes vermelhas e com gorduras em excesso.
  • Escolha sobremesas mais refrescantes, como frutas ou doces à base de frutas. Os mais indicados são: sorvete de fruta no palito, saladas de frutas, flans, frozen, smoothies e gelatinas.
  • Beba água, muita água. E, também, chás gelados, sucos.
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: