Virada no tempo

Defesa Civil alerta para chuvas e ventos intensos no RS

Chuvas e ventos intensos estão previstos para o Rio Grande do Sul entre a segunda e terça-feira.

Compartilhe:
A Defesa Civil Estadual publicou um alerta para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul nos próximos dois dias. É importante que a população fique atenta e se cadastre no sistema de alertas meteorológicos, através do número 40199 para receber informações sobre o tempo (saiba mais abaixo). Conforme o órgão, uma região de baixa pressão associada com o avanço de uma frente fria favorece a formação de nuvens de chuva no Rio Grande do Sul ao longo desta segunda-feira (12). Podem ocorrer temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes que podem passar dos 70 km/h na Campanha, Sul e Sudeste. Na terça-feira (13), por conta do avanço da uma frente fria sobre uma massa de ar quente e úmida que atua sobre o Estado, há chance de tempestades em praticamente todas as regiões do território gaúcho. Com isso, há risco para transtornos devido às chuvas pontualmente intensas, os ventos que podem passar dos 80 km/h durante os temporais e eventual queda de granizo A tendência é que na quarta-feira (14), uma região de alta pressão favoreça o tempo estável com sol entre poucas nuvens em praticamente todo o Estado. No Norte e Nordeste há condição de chuva pontualmente moderada com trovoadas. Qualquer emergência ligue 190 ou 193.
Nuvens carregadas durante aproximação de tempestade em Alegrete. Crédito: arquivo / Defesa Civil RS
Nuvens carregadas durante aproximação de tempestade em Alegrete. Crédito: arquivo / Defesa Civil RS

Como receber alertas da Defesa Civil

Como cadastro meu celular?

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) da área de interesse. Mas atenção: só números, sem hífen. Caso não consiga, repita o procedimento acrescentando o traço após o quinto número. A seguir, envie uma mensagem SMS para 40199 contendo no corpo do texto apenas os números. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

Quanto custa?

O serviço de alertas, via SMS, é completamente gratuito.

Me mudei. Preciso cancelar e cadastrar um CEP novo. O que faço?

Caso você queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem “sair” seguida do CEP que deseja cancelar o cadastrado para o número 40199. O cadastro de um novo CEP segue a linha acima de como cadastrar.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Quero receber!

Compartilhe:
Leia também
error: