DICAS

Verão X Saúde Bucal: 4 cuidados que são indispensáveis durante a estação

Durante o verão, há um aumento significativo no consumo de frutas cítricas.

Compartilhe:
Foto: Freepik

Os cuidados com a saúde bucal precisam existir durante o ano todo, porém, no verão, devido ao calor e ao período de férias, é comum que haja o aumento do consumo de doces, sorvetes, sucos e picolés.

O resultado desse excesso pode gerar consequências, como a fragilidade dos dentes e a proliferação de cáries. Para evitar esse tipo de problema, o dentista Paulo Zahr separou quatro dicas para manter os dentes e lábios protegidos durante a estação mais quente do ano.

Use protetor labial

A saúde bucal não está restrita apenas aos dentes ou à parte interna da boca, mas também à proteção externa. Durante esse período do ano, é importante dar uma atenção especial aos lábios, pois eles ficarão o tempo todo expostos ao sol, e a falta de cuidados pode levar a danos na pele.

Como essa área do corpo é bem mais sensível que o restante da pele, vale a pena ir a uma farmácia para adquirir um protetor labial para usar em seus passeios na praia ou na piscina durante o verão. E em caso de dúvidas sobre qual marca escolher, converse com o seu dentista e peça uma orientação.

Atenção ao consumo de frutas cítricas

Durante o verão, há um aumento significativo no consumo de frutas cítricas, como laranja e limão, que são importantes fontes de vitamina C.

O dentista alerta que é importante não exagerar no consumo delas, pois a acidez- que tem propriedades para limpar os dentes- em excesso pode levar à corrosão. Se você tem dentes sensíveis, esse cuidado deve ser redobrado.

“Uma boa dica para evitar esse tipo de problema é limpar a boca logo após o consumo de frutas cítricas, fazendo um bochecho simples com água e, quando possível, fazer a escovação completa. Assim você conseguirá reduzir os possíveis danos da acidez”, alerta Zahr.

Modere o consumo de doces

É normal que neste período do ano as pessoas consumam mais alimentos refrescantes para aliviar as altas temperaturas. Quase sempre as escolhas variam entre refrigerantes, sorvetes e picolés.

Mesmo que as opções sejam irrecusáveis, o exagero pode prejudicar os dentes, afinal, o açúcar presente nesses alimentos contribui para a proliferação de cáries. Como o açúcar deixa a saliva ácida, o resultado é a desmineralização dos dentes, o que retira a proteção natural.

“Mas vale destacar que o segredo não está na eliminação de sucos, refrigerantes e sorvetes, mas sim o consumo moderado”, alerta o dentista.

Leve seu kit de saúde bucal

Não se esqueça de levar seu kit de saúde bucal na viagem. Mantenha a higienização padrão do dia a dia, leve escova, fio dental, enxaguante e o que mais for importante para manter sua higiene e demais tratamentos em dia.

“Isso vai fazer a diferença durante essa estação, pois, na empolgação das férias, na praia e na piscina, podemos passar o dia todo comendo e bebendo, sem lembrar de fazer a escovação”, alerta.

Em caso de dores ou desconforto nos dentes e sensibilidade excessiva, evite alimentos gelados, ácidos e assim que voltar das férias, não deixe de entrar em contato com seu dentista.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: