SINAL AMARELO

Sociedade de Pediatria do RS reforça recomendação de vacinação frente à confirmação de caso importado de sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos.

Compartilhe:
Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura de Canoas

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul reforça recomendação de vacinação frente à confirmação de caso importado de sarampo no Estado.

O paciente é um menino de 3 anos, procedente do Paquistão, que chegou ao município de Rio Grande, na Região Sul do Estado,  em dezembro de 2023 sem ter sido vacinado. Exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) do Rio Grande do Sul e pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode resultar em complicações sérias, especialmente em crianças e adultos não imunizados.

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul destaca que a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) à população a partir de 1 ano até os 59 anos, seguindo o calendário nacional de vacinação.

“Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. O esquema vacinal completo consiste em duas doses até os 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Nas crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e 15 meses”, explicou.

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul enfatiza que a imunização em larga escala é crucial para alcançar a “imunidade de rebanho”, reduzindo a circulação do vírus e protegendo aqueles que, por razões de saúde, não podem ser vacinados.

“A vacinação seletiva, em situações de bloqueio vacinal, é recomendada para todas as pessoas acima de 6 meses”, ressaltou.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a intensificação das ações de vacinação levou a cobertura de 91,9%, acima dos 88,5% de 2022 e da variação entre 79,8 e 91,2% de 2017 a 2021. A meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% dos indivíduos vacinados.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos, e extremamente contagiosa, que infecta 9 de 10 suscetíveis após exposição ao vírus.

É transmitida de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas ao tossir, espirrar ou falar. Um caso suspeito deve ficar em isolamento respiratório e fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: