TRILOGIA

Sessão Nostalgia exibe “O Senhor dos Anéis” na Cinemateca Paulo Amorim

A abertura vai destacar a trilogia “O Senhor dos Anéis”, com sessões em três domingos consecutivos.

Compartilhe:
Cena de O Senhor dos Anéis. Foto: Divulgação

A programação de 2024 da Cinemateca Paulo Amorim começa com uma novidade. No próximo domingo (14), estreia a “Sessão Nostalgia”, que terá exibições especiais para celebrar filmes que estão na memória dos cinéfilos.

A abertura vai destacar a trilogia “O Senhor dos Anéis”, com sessões em três domingos consecutivos: 14, 21 e 28 de janeiro, sempre às 14h (confira a programação abaixo).

As sessões serão na Sala Paulo Amorim, no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre). Os ingressos para a Sessão Nostalgia podem ser adquiridos na bilheteria da Cinemateca Paulo Amorim, com valor de meia-entrada para todos, a R$ 8.

Dirigida por Peter Jackson e baseada na saga literária de J.R.R. Tolkien, a série de filmes está completando duas décadas de lançamento, e há uma geração de fãs que nunca viram os longas na tela do cinema.

Com personagens fantásticos, cenários mitológicos e roteiro marcado por embates entre o bem e o mal, as produções receberam um total de 30 indicações ao Oscar, levando 17 estatuetas, incluindo a de melhor filme para “O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei”.

Programação

14 de janeiro (domingo), 14h: “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001)

Direção de Peter Jackson, com Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Orlando Bloom. 12 anos. Fantasia/aventura.

Sinopse: em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal.

Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros. Ao seu lado, para o cumprimento dessa jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove seres que formam a Sociedade do Anel.

21 de janeiro (domingo), 14h: “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” (2002)

Direção de Peter Jackson, com Elijah Wood, Viggo Mortensen, Andy Serkis, Miranda Otto. 12 anos. Fantasia/aventura.

Sinopse: após a captura de Merry e Pippy pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Frodo e Sam seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o anel e descobrem que estão sendo perseguidos pelo misterioso Gollum.

Enquanto isso, Aragorn, o elfo e arqueiro Legolas e o anão Gimli partem para resgatar os hobbits sequestrados e chegam ao reino de Rohan, onde o rei Theoden foi vítima de uma maldição mortal de Saruman.

28 de janeiro (domingo), 14h: “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003)

Direção de Peter Jackson, com Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Andy Serkis. 12 anos. Fantasia/aventura.

Sinopse: o confronto final entre as forças do bem e do mal que lutam pelo controle do futuro da Terra Média se aproxima. Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência.

Um exército é reunido por Theoden em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso, Frodo, Sam e Gollum seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição para destruir o anel.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: