PASSOS LENTOS

Agora vai: Reunião discute ações para expansão das linhas de trens urbanos no RS

Houve uma reunião entre Sedur, Metroplan e Trensurb para discutir ações para expansão das linhas de trens urbanos da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Compartilhe:
Reunião entre Sedur, Metroplan e Trensurb discutiu ações para expanção do trem urbano. Foto: Ascom Sedur

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros muito atrasado em relação ao transporte público, principalmente quando o assunto é trens urbanos.

Quem não fica com inveja quando viaja e encontra trens com facilidade? Bom… por aqui a gente ouve muito falar “houve um estudo” e nunca mais sai do papel.

Agora, há uma pequena esperança em relação a isso: Houve uma reunião entre Sedur, Metroplan e Trensurb para discutir ações para expansão das linhas de trens urbanos da Região Metropolitana de Porto Alegre.

“A parceria leva em consideração as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e será realizada no âmbito de dois projetos: Expansão da Trensurb na Região Metropolitana de Porto Alegre – Linha Nordeste; e Estudo de Viabilidade da Expansão entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga”, ressaltou o governo do Estado.

De acordo com a diretora de Planejamento Urbano e Metropolitano da Sedur, Tassiele Francescon, as ações realizadas por meio desses projetos são importantes para a referência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo o governo gaúcho, essa é a área mais densamente povoada do Rio Grande do Sul, concentrando mais de 4 milhões de habitantes.

“Nesse contexto, se insere o projeto de Expansão do Sistema Trensurb. Seguindo as diretrizes do projeto desenvolvido em 1998, o estudo preliminar prevê que a Linha Nordeste se interligará à Linha 1 em “Y”, a partir da Estação Aeroporto, atendendo ao nordeste da Região Metropolitana de Porto Alegre. O trajeto proposto se estende além da Estação Triângulo até a cidade de Alvorada”, explicou Tassiele..

“A implantação da rede proposta no projeto configura uma situação ideal quanto à inserção urbana do traçado, ao sistema viário, aos vetores de expansão ocupacional e, principalmente, ao aprimoramento da qualidade de vida da população”, completou o governo do Estado.

Integração 

De acordo com o governo do Estado, a expansão possibilita uma rede de transporte de alta capacidade para atendimento à população da Região Metropolitana de Porto Alegre, “bem como a integração com os demais modais de transporte e a integração tarifária”.

O projeto relativo à realização de um estudo de viabilidade da expansão ferroviária entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga busca realizar análises de viabilidade de uma nova ligação nas estações ferroviárias das cidades abrangidas.

Durante a reunião, também foi proposta a elaboração de um Seminário Temático entre Sedur, Metroplan, Trensurb e municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, para apresentação dos projetos existentes e promoção do debate entre todos os interessados.

“Além disso, discutiu-se a possibilidade de criação de uma comissão para tratar de questões como política tarifária integrada, integrações com demais modais de transporte, sobreposições de trajetos em projetos, arranjo institucional, centralização, modelos de transportes e sustentabilidade”, completou o governo do Estado, sem esclarecer se realmente tudo isso vai sair do papel.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: