BOLETIM METEOROLÓGICO

Próximos dias serão marcados por calor e chuva irregular no RS

Áreas de instabilidade irão provocar nebulosidade e chuva forte no Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Compartilhe:
Imagem do Lago Dourado em Santa Cruz do Sul. Foto: Rosana Klafke/Sem Roteiro/Agora RS

O calor vai voltar a ganhar força no Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), os próximos dias serão marcados por tempo abafado e chuva irregular no Estado.

Nesta sexta-feira (12), um sistema de alta pressão deixa o tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, com sol entre nuvens em diversas áreas e as temperaturas começam a ficar elevadas.

No sábado (13), o tempo permanecerá firme e seco em todo o Estado, e o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas, que poderão ultrapassar 35 °C em algumas regiões do território gaúcho, especialmente nas Missões e Alto Uruguai, ressaltou o boletim.

No domingo (14), o tempo fica mais abafado no Rio Grande do Sul. Conforme o boletim divulgado pela Seapi, a presença do ar quente manterá o forte calor, e ocorrerão pancadas de chuva no decorrer do dia na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados principalmente na Região Sul e Campanha.

Na segunda-feira (15), o tempo segue instável, com temperaturas elevadas e alto teor de umidade, predominará em todo o Estado, afirmou o boletim.

Na terça (16) e quarta-feira (17), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com risco de tempestades isoladas e chuva intensa no Estado, mas ela vai ser bem irregular. Ou seja vai chover bastante, e às vezes de forma rápida em algumas cidades enquanto nas outras será só nebulosidade (conhecido como tempo feio).

De acordo com a previsão, as áreas de instabilidade irão provocar chuva forte e volumosa principalmente na Fronteira Oeste e parte da Campanha.

Segundo a Seapi, os volumes de chuva previstos deverão oscilar entre 35 e 50 mm na Região Central, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte do Estado.

Na Campanha, Missões e Alto Uruguai, os volumes de chuva serão mais elevados e deverão oscilar entre 50 e 80 mm, conforme a Seapi.

Na Fronteira Oeste, os valores estimados deverão superar 100 mm, podendo alcançar 150 mm em algumas localidades.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: