Retomada?

Porto Alegre: Trecho da ciclovia da Ipiranga será liberado

A via exclusiva foi interditada após desabamento de taludes que margeiam o arroio Dilúvio. 

Compartilhe:
Crédito: Cesar Lopes/ PMPA

Um trecho da ciclovia da avenida Ipiranga, em Porto Alegre, será liberado ao tráfego na próxima sexta-feira (5). A via exclusiva foi interditada após desabamento de taludes que margeiam o arroio Dilúvio.

O anúncio da medida foi realizado nesta quarta-feira (3). Será liberado o tráfego de ciclistas entre a Edvaldo Pereira Paiva e a avenida João Pessoa. O trecho tem cerca de dois quilômetros de extensão.

Na parte reaberta, há uma inversão da ciclovia no ponto da Érico Veríssimo com a Ipiranga. Neste local, a orientação para os ciclistas é a utilização da Ipiranga no sentido bairro/centro, fazendo o contorno e retornando para a ciclovia no traçado já existente.

Por causa do risco de novos desabamentos, a Prefeitura de Porto Alegre diz ter criado um protocolo, que será acionado quando houver alertas climáticos emitidos pela Defesa Civil. Nestes casos, a ciclovia da Ipiranga será novamente fechada com gradis por equipes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). O trecho será reaberto 24 horas após o fim do alerta.

Nos trechos em que permanece a interdição, a orientação para os ciclistas é utilizar o passeio compartilhado com pedestres. Em caráter emergencial, as bicicletas podem trafegar pelas ruas adjacentes, como Princesa Isabel, São Manoel e Felipe de Oliveira, no bordo da via.

Situação dos taludes do arroio Dilúvio

Nesta semana, duas empresas contratadas pelo Dmae para avaliar a infraestrutura dos taludes apresentaram um relatório, ainda não definitivo, das inspeções realizadas em ambos os lados da avenida Ipiranga. O material está em fase de análise pelos técnicos.

Enquanto isto, o Dmae recupera o talude em frente ao Parque Esportivo da PUCRS, próximo da Cristiano Fischer. Está em fase de projeto também a reconstrução dos trechos na altura do Planetário e da Silva Só. Após, será aberta licitação para contratar empresa que irá executar a obra.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: